Outubro Rosa é comemorado na Semmas com informação e sensibilização

O mês de outubro começou com a cor rosa predominando em todos os setores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Com o laço que simboliza a luta em favor da prevenção ao câncer de mama, a sede do órgão deu as boas vindas a todos os requerentes e servidores nesta quinta-feira, 1º de outubro.

outubro rosa

Durante todo o mês, os servidores estarão utilizando o símbolo da causa, distribuído para todos os funcionários, como forma de alertar para a necessidade do autoexame que detecta a doença de forma precoce. A campanha é desenvolvida pela Diretoria de Área de Administração e Finanças, por meio da Divisão de Gestão de Pessoas (DIGP), da Semmas.

Neste primeiro dia, foram entregues, além do laço, um folder com dicas de como fazer o autoexame. O kit foi entregue para homens e mulheres, com a finalidade de obter o apoio à causa, e cartazes foram afixados em todas as salas da sede e nas unidades descentralizadas, com as informações da campanha.

Na recepção, os requerentes foram recebidos pelos funcionários, todos usando a camisa rosa da campanha, e também receberam  o laço e material informativo. O folder informa que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas.

A publicação traz também informações sobre os sinais que podem indicar a presença da doença, tais como pele do seio enrugada ou com depressões, secreções e alterações do mamilo (inversão).  “A campanha tem o intuito primordial de sensibilizar as mulheres servidoras a fazer o autoexame, e também os homens, quanto à necessidade de prevenção, uma vez que quanto mais rápida a descoberta da doença maiores são as chances de curta”, afirma a assistente social Elizabeth Lopes, gerente de Capacitação e Assistência ao Servidor. Segundo ela, a receptividade dos servidores foi positiva.

“No momento em que entregávamos o material, pedíamos às servidoras que realizassem o autoexame ao chegarem em suas casas. Pedimos também o apoio dos homens na campanha para que também levassem o material para suas esposas”, comentou a assistente social Rita de Cássia Oliveira, assistente técnica da Gerência de Capacitação e Assistencia ao Servidor. A intenção da campanha é atingir um público de aproximadamente 200 mulheres, entre servidoras e estagiárias da Semmas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close