Serafim Corrêa faz avaliações sobre a mobilidade urbana e aponta gargalos no sistema

Mobilidade urbana foi o tema do pronunciamento do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) durante Sessão Plenária (Aleam) nesta quarta-feira (25) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar afirmou que o Brasil precisa repensar o assunto de um modo geral. “Qualquer um de nós aqui consegue sair e comprar um carro antes das cinco horas da tarde, mas o maior empresário de Manaus, o homem mais rico de Manaus, se ele quiser comprar um ônibus pagando a vista ele não consegue”, comparou, afirmando que o sistema de transporte coletivo no Brasil é inteiramente cartelizado. “As decisões pelos estados não são tomadas nos estados. São tomadas por um cartel e esse cartel distorce tudo. Isso faz muito mal”.

SERAFIM-CORREA-PSB_ACA-54-573x381

Em relação à linha azul, Serafim disse que na avaliação dele, onde tem linha azul, deveria ter ônibus só pela esquerda. “Esse é o processo natural, se o ônibus estiver só na esquerda não haveria esse tumulto que houve”, afirmou, destacando que agora a Prefeitura não pode retroceder nessa medida e que progressivamente, a cada mês, o ônibus tem que sair da direita para a esquerda. “E aí a Prefeitura terá que administrar o impasse com as empresas de ônibus”, disse.

Outra questão tratada pelo parlamentar foi o sistema de transporte coletivo do ônibus  Expresso. Serafim destacou que quando foi prefeito de Manaus, de 2005 a 2008, o sistema Expresso já tinha sido desativado. “A ironia do destino é que quem fez o Expresso, foi o ministro Alfredo Nascimento, então Prefeito de Manaus. E ele renunciou à prefeitura para ser ministro dos Transportes e levou como seu principal assessor para o cargo de Secretário Nacional de Transporte, Pedro Carvalho”, relatou Serafim.  Pedro Carvalho é o atual diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU)

Iranduba

Ainda sobre mobilidade urbana, Serafim Corrêa informou que esteve no município de Iranduba (a 27 km de Manaus), na comunidade no Cacau Pirêra. O deputado apresentou a reivindicação da comunidade de que a linha do ônibus que vai para Manacapuru, entre no Cacau Pereira, tanto na ida e quanto na volta.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close