UGPE e BID realizam reunião para alinhar as próximas etapas de execução do Prosamin+

A reunião é também uma preparação para a assinatura do contrato, que deverá acontecer após o aval do Senado Federal

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas participou, nesta terça-feira (07/12), de reunião virtual com a equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para alinhamento das ações após a aprovação do financiamento para a implantação da nova etapa do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A reunião é também uma preparação para a assinatura do contrato, que deverá acontecer após o aval do Senado Federal.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, trata-se de um momento importante por ser a primeira reunião com o banco após a liberação do financiamento de 80 milhões de dólares para a execução do programa. “Após a aprovação da diretoria do BID em Washington, estamos iniciando as tratativas com os consultores do banco, para nivelamento e planejamento das ações relativas a assinatura do contrato e agilização dos processos de licitação para as obras do Prosamin+”, disse Campêlo, que fez uma apresentação do projeto à equipe do BID.

Durante a reunião, os coordenadores da UGPE, que respondem pelo projeto em cada área – ambiental, social, planejamento, financeiro, engenharia e institucional – apresentaram aos consultores do BID os seus projetos, responderam aos questionamentos, dúvidas levantadas e alinharam o cronograma das reuniões setoriais para análise final e ajustes nos projetos.


Foto:Tiago Correa_UGPE

A antecipação de obras com recursos estaduais foi um dos pontos apresentados pelo coordenador executivo Marcellus Campêlo. Em novembro, foram lançados editais de licitação para a construção de 112

unidades habitacionais. Segundo Campêlo, após a assinatura do contrato, a intenção é pedir o reconhecimento do financiamento retroativo incluindo o valor investido na contrapartida do Governo do Estado, que é de 30 milhões de dólares.

*Melhorias* – O novo Prosamin+ tem recursos de aproximadamente R$ 542 milhões, resultantes de financiamento do BID e contrapartida do Estado. O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que mais 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, nas zonas sul e leste, seja com habitação segura ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Coloque

*Sobre a UGPE* – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e Interior (Prosamin+). Com as obras do Prosamin+, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Related Articles

Close