Alvarães é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Tefé, localiza-se a oeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 531 quilômetros. Sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 15 729 habitantes em 2016.
Sua área é de 5.912 km², representando 0.3764 % do estado do Amazonas, 0.1534 % da Região Norte brasileira e 0.0696 % de todo o território brasileiro. Desse total 1,8873 km² estão em perímetro urbano.
História
Alvarães tem ligação histórica com Tefé, pois foi emancipado deste em 1981.
No século XVII, o jesuíta Samuel Fritz acabou por fundar uma aldeia na região. Após o estabelecimento da aldeia, seguiram-se diversas disputas entre espanhóis e portugueses pelo domínio da região, tendo os portugueses obtido êxito em suas conquistas, consolidando o domínio sobre a localidade por volta de 1790.
Assim, Tefé passou a constituir um município. A área geográfica de Tefé chegou a possuir mais de 500.000 km², até o fim do século XIX, área essa que fazia do município o maior do mundo em extensão territorial. A partir de então, vários desmembramentos desse território foram sendo feitos, originando assim os municípios de São Paulo de Olivença, Coari, Fonte Boa, São Felipe (atual Eirunepé), Japurá e Maraã.
Formação administrativa
Alvarães passou à categoria de distrito do município de Tefé, através da Lei estadual nº 176 de 1 de dezembro de 1938 e tendo recebido o nome de Caiçara. O nome do distrito só foi alterado para Alvarães em 31 de novembro de 1943, com o Decreto-lei estadual nº 1186. A divisão territorial do distrito de Alvarães é datada de 1960, sendo que permaneceu até 1979.
Pela emenda constitucional nº 12, de 10 de fevereiro de 1981, o distrito de Alvarães emancipou-se a passou a constituir um município autônomo. Sua área foi desmembrada do município de Tefé. A Sede atual do município foi instalada em 31 de janeiro de 1983 e sua divisão territorial atual é datada de 1988
Geografia[
Localiza-se a uma latitude 03º13’15” sul e a uma longitude 64º48’15” oeste, estando a uma altitude de 55 metros acima do nível do mar. Sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 14 237 habitantes em 2011. Possui uma área de 5912,9 km².
Sua temperatura média é de 26º C.
Limites territoriais
Possui limites territoriais com os municípios de Uarini ao oeste; Juruá ao sudoeste; Tefé ao sul e leste; e Maraã ao norte.[9] Seu limite com o município de Maraã se inicia na confluência do rio Japurá com a margem esquerda do rio Solimões. Com o município de Tefé, seu limite territorial inicia-se na margem esquerda do rio Solimões, até alcançar a parte mais oriental da ilha Uanacá com a margem esquerda do lago Tefé. Com Juruá, seus limites de território são iniciados a partir do rio Curimatá de Baixo, no divisor de águas do rio Juruá com o rio Tefé. Por fim, seu limite de área com o município de Uarini é iniciado entre os rios Juruá e Tefé.
Setor primário
O setor primário, entre os três, é o de maior relevância para a economia do município. A agricultura tem suas atividades econômicas voltadas para a produção da mandioca, limão e o abacate. A pecuária desenvolveu-se gradativamente nos últimos anos, apresentando ênfase no desenvolvimento de bovinos e suínos, entretanto, não possui forte relevância para a economia do setor, assim como a avicultura, que é destinada para o consumo local. Outras atividades que exercem regular representação econômica são a pesca, com eventual exportação para a Colômbia, e o extrativismo, que possui maior expressão na exploração da madeira e castanha.
Setor secundário
Há pequenas indústrias instaladas na cidade, muitas das quais se dedicam a extração de minérios, como ouro e metais não ferrosos.[9]
Setor terciário
O setor terciário em Alvarães é amplo e possui grande expressão na economia do município. O comércio é representado por estabelecimentos do tipo varejista e bancário.