Semsa oferece 210 vagas para curso de Cuidador Informal de Idosos

MANAUS/AM - 07/7/2014CUIDADOR DE IDOSOS DO DR.THOMAS.FOTO: ASSESSORIA / FDT

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará três novos cursos de Cuidador Informal de Idosos no mês de outubro. Os cursos serão executados pelos Distritos de Saúde Leste, Sul e Norte, com a oferta de 210 vagas.

Curso

A prevenção às quedas de idosos é um dos focos do curso de Cuidador Informal. Os participantes recebem orientações sobre como evitar a queda, que nessa faixa de idade está associada à dificuldade de visão, problemas auditivos, uso inadequado de medicamentos, dificuldade de equilíbrio, perda progressiva de força nos membros inferiores, osteoporose, entre outros. Também existem questões culturais e estruturais das residências, já que o idoso ou a família algumas vezes resistem e não abrem mão de encerar o piso da casa ou continuam a manter tapetes que podem contribuir para provocar a queda.

Eliny Rocha explica que o curso não tem caráter técnico-profissionalizante e o público-alvo principal são familiares ou pessoas que já cuidam de idosos. A partir do curso, os participantes passam a ter informações em relação aos cuidados com a saúde das pessoas idosas e, também, a respeito dos serviços de assistência social voltados para esse grupo de pessoas.

Segundo o IBGE/2014, a população idosa de Manaus é de 121.173 pessoas.

Curso informal de cuidador de idoso – Disa Sul

Data: 17, 20, 21, 22 e 30 de outubro. Inscrições pelo telefone: 3215-2915

Curso informal de cuidador de idoso – Disa Leste

Data: 06 a 10 de outubro. Inscrições pelo telefone: 9146-0324

Curso informal de cuidador de idoso – Disa Norte

Data: 13 a 17 de outubro. Inscrições Setor Psicossocial do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Rua Gandu, nº 119, Núcleo 08, Bairro Cidade Nova II.

Reportagem: Eurivânia Galúcio

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close