Roberto Cidade defende diálogo com indústria e novas matrizes econômicas para gerar emprego e renda no Amazonas

Em encontro promovido pela Fieam e pelo Cieam, candidato à reeleição apresentou propostas para fortalecer a Zona Franca de Manaus, ampliar investimentos e levar novas oportunidades ao interior do Estado
Facebook
Twitter
WhatsApp

Abrindo a agenda política desta semana com uma pauta estratégica para o desenvolvimento do Amazonas, o governador e candidato à reeleição, Roberto Cidade (Federação União Progressistas), participou, nesta segunda-feira (14/09), do encontro “A Indústria na Agenda dos Candidatos ao Governo do Amazonas”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e pelo Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam).

Ao lado do vice-governador e candidato à reeleição, Serafim Corrêa, que já esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Roberto Cidade apresentou propostas para fortalecer a indústria, gerar empregos e ampliar as oportunidades econômicas em todo o Estado, unindo a força da indústria instalada na capital às potencialidades dos municípios do interior.

O encontro reuniu lideranças industriais, empresas associadas e representantes do setor produtivo para discutir temas considerados fundamentais para o futuro econômico do Amazonas, entre eles competitividade industrial, Zona Franca de Manaus, infraestrutura e logística, educação e inovação, sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional.

Durante o encontro, o governador respondeu a questionamentos sobre segurança jurídica e Zona Franca de Manaus, política industrial, produtividade e inovação, além de bioeconomia, sustentabilidade e financiamento para o desenvolvimento da Amazônia.

Ao apresentar sua visão para a economia amazonense, Cidade destacou resultados recentes do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), que aprovou, em duas reuniões, 125 projetos, sendo 80 em uma delas e 45 na outra, com investimentos de bilhões de reais e previsão de geração de mais de 5 mil empregos nos próximos anos. Para o candidato, os números demonstram a capacidade do Amazonas de atrair investimentos quando existe diálogo entre Governo, setor produtivo e investidores.

“A nossa proposta é continuar reduzindo a pobreza em todo o Amazonas. Nós vamos avançar, mantendo um comitê permanente de diálogo com essas indústrias e ampliando também a conversa com a China e outros países em desenvolvimento para trazer mais indústrias para cá. É com diálogo, segurança e trabalho que vamos gerar mais emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o governador e candidato à reeleição.

Zona Franca e interior fortalecidos

Roberto Cidade defendeu o fortalecimento da Zona Franca de Manaus como principal modelo econômico do Amazonas, ao mesmo tempo em que propôs a criação de novas matrizes econômicas capazes de gerar oportunidades no interior.

“O fator muito importante é a geração de emprego e geração de renda na Zona Franca de Manaus. Nós vamos ampliar e também buscar outras matrizes econômicas para o interior, assim como já está acontecendo em Silves e também em Autazes, onde, em breve, estaremos começando a exploração do potássio. Isso vai gerar emprego e renda”, destacou.

Desenvolvimento com sustentabilidade

Na agenda apresentada pelo candidato, a diversificação econômica não significa abrir mão da preservação ambiental. A proposta é identificar as potencialidades de cada região e criar condições para que novos investimentos sejam atraídos de maneira sustentável.

“Nós vamos criar alternativas econômicas para que a gente possa dar toda a estrutura necessária, que é de competência do Governo, para trazer mais indústrias para cá, mantendo o nosso modelo mais exitoso, que é a Zona Franca de Manaus. Pretendemos fazer um estudo para que a gente possa explorar, com sustentabilidade, todo o Estado. O Amazonas precisa crescer ainda mais, gerar renda e criar oportunidades em todas as regiões”, concluiu

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS