Sejusc destaca ações e importância de mobilização no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A secretaria tem um departamento voltado inteiramente para as pessoas em situação de rua, o Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos (DPDD), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) participou, nesta sexta-feira (19/08), de uma oficina de artes e roda de conversa com a população em situação de rua. A iniciativa ocorreu na praça da Matriz, Centro de Manaus.

O ato, que iniciou na Praça do Congresso, seguiu pela avenida Eduardo Ribeiro até encerrar na praça da Matriz, contou com café da manhã, oficina de artes, roda de conversa e oficina de cartazes em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

O titular da Sejusc, Emerson Lima, destacou o compromisso da pasta em promover ações como esta e ressaltou os trabalhos desenvolvidos em prol desse público.

“Temos um departamento voltado inteiramente para as pessoas em situação de rua, nosso papel é oferecer suporte para elas, buscando sua reinserção ao mercado de trabalho e a reativação do vínculo familiar”, disse o gestor.

A chefe do Departamento de Defesa dos Direitos (DPDD), Gabriella Campezatto, relatou a importância de mobilizações em prol da população em situação de rua.

“Muitas vezes conversando com eles, percebemos o quanto não sabem sobre os próprios direitos, como os mais básicos que é a saúde por exemplo. Nosso papel é informar e, muitas vezes, encaminhamos para a Secretaria Executiva de Cidadania quando há necessidade de documentação”, informou Gabriella.

População em Situação de Rua

A Gerência de Políticas de Pessoa em Situação de Rua é fundamentada no Decreto Nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, obtendo como objetivo articular, formular e coordenar políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, buscando sua reinserção ao mercado de trabalho e buscando a reativação do vínculo familiar, bem como a plena cidadania.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close