Sefaz implanta plataforma de processamento de dados em Manaus

Técnico de empresa particular falou sobre funcionamento da nova tecnologia. (Foto: Thalles Ataíde/amazonasfm.com.br)
Técnico de empresa particular falou sobre funcionamento da nova tecnologia. (Foto: Thalles Ataíde)

Colaboradores da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) participaram, na manhã desta terça-feira (22), do curso que capacita técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin). O sistema possui uma das mais avançadas plataformas de processamento de dados e será implantado até o fim deste ano.

O sistema intitulado de zEC12 tem o objetivo de dar maior performance, com segurança e confiabilidade no processamento de um grande volume de dados, nas 24 horas do dia. É o que exige, por exemplo, o sistema da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e de Consumidor Eletrônica (NFC-e), além de todos os serviços disponibilizados virtualmente pela Sefaz-AM.

Segundo o Gerente de Tecnologia da entidade, César Andrade, caso haja uma parada no sistema informatizado do órgão, o comércio que utiliza as notas fiscais continuaria a funcionar normalmente, pois todo o processo passa diretamente para o sistema do Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam) e vice-versa.

Seja por falta de energia ou perda de equipamento todo processamento de informações será transferido de maneira rápida para o Prodam”, declarou o gerente.

Ainda segundo ele, o projeto prevê um tempo mínimo de migração entre os sistemas. “As decisões não são tomadas por um ambiente computacional e sim humano”. Caso um ambiente virtual tenha problema, o outro sistema computacional consegue suprir em 100% a demanda.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close