Saúde mental e o novo normal’ é tema de Semana Acadêmica de Saúde com convidados nacionais

“Saúde mental e o novo normal” é o tema da 3ª Semana Acadêmica de Saúde promovida pelo curso de Psicologia da faculdade Martha Falcão. Com programação gratuita e aberta à sociedade em geral, o evento será realizado de forma remota nos dias 08 e 09 de setembro com programação nos períodos matutino e noturno. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/SaudeMentalFMF  e dão direito a certificado.

Dez palestrantes, sendo quatro de outros estados – Ceará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo – integram a programação que inclui, além das palestras, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e lançamento de livro.

Relacionamento abusivo, saúde mental em tempos de polarização política e pandemia, além de transtornos alimentares síndrome de Borderline – transtorno de personalidade que altera drasticamente o humor e que leva em torno de 10% dos pacientes ao suicídio – estão entre os temas abordados.

De acordo com a professora do curso de psicologia, Julyane Garcez, responsável pela comissão organizadora do evento, os professores tiveram a idéia de envolver os alunos e, a partir daí, deu-se início a um processo de escuta sobre temas que seriam relevantes. Garcez destaca ainda que a programação procurou abordar as pequenas situações no cotidiano que levam ao adoecimento mental.

“Fizemos a coleta de sugestões de temas e eles passaram a sugerir também possíveis nomes de convidados que os professores avaliaram. Posteriormente, fizemos uma enquete com os alunos sobre os temas levantados e os mais votados entraram na programação”, explicou a professora da faculdade Martha Falcão.

PROGRAMAÇÃO

08.09 (Terça-feira)

8h às 9h30 – Roda de conversa: “O que é psicologia e quando sei que preciso de terapeuta? | Convidados: Patrícia Becker (psicóloga- SC) e Paola Consalter Paoliello (psicóloga – PR)

9h30 às 11h30 – Palestra: “Saúde mental em meio ao caso da crise política, social e sanitária. Como suportar?” | Convidados: Tainá Conde (psicóloga – AM) e Rodrigo Serrão (psicólogo – AM)

19h às 20h30 – Pesquisas em Psicologia: “Relatos de experiência dos alunos pesquisadores da FMF” | Convidados: André Lui z de Carvalho Braule Pinto (professor mediador – AM)

20h30 às 22h – Palestra: “Transtorno de personalidade Borderline e terapia” – Apresentação do livro “Borderline – eu quis morrer” | Convidados: Adriane Bezerra (acadêmica), Lorena Lima da Silva (psicóloga – AM) e Valéria Cerqueira Ribeiro de Lima (psiquiatra – AM).

08.09 (Quarta-feira)

8h às 9h30 – Palestra: “Não era amor? Relacionamento abusivo e seus impactos” | Convidados: Nagle Melo (psicóloga – CE)

9h30 às 11h30 – Palestra: “Quando o pouco passa a ser muito. Transtornos alimentares: o que são e como identificá-los” | Convidados: Thayane Fraga (nutricionista – SP)

19h às 20h30 – Palestra: “Além das máscaras: atendimento psicológico de urgência e emergência hospitalar durante a pandemia” | Convidados: Alexandre Cavalcante (psicólogo – AM)

20h30 às 22h – Encerramento | Convidados: Antônio Maués (Coord. Acadêmico Geral), Ester Menezes (Coord. De Psicologia) e Julyane Garcez (prof. Responsável pela comissão organizadora)

Com informação da Assessoria da Faculdade Martha Falcão Wyden 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close