‘Recicla, Galera’ convoca torcidas do Caprichoso e Garantido para mais um duelo

Bumbá da galera que mais destinar resíduos para reciclagem ganhará prêmio de R$ 20 mil

Galera azul e branca contra a perrexé. A ação “Recicla, Galera” vai promover uma disputa entre os itens 19 dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente. O bumbá da galera que mais destinar corretamente seus resíduos para reciclagem levará um prêmio de R$ 20 mil, para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.

A ação é fruto de uma parceria do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), junto à Coca-Cola Brasil. A campanha tem o objetivo de promover um Festival de Parintins mais limpo, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis.

“A gente convoca toda a Galera do Garantido a participar da campanha, que com certeza fará toda a diferença na questão ambiental nesta edição do festival. Peguem os adereços e façam o descarte correto, no final de cada apresentação, para que juntos possamos fazer a diferença, dar o exemplo e sermos campeões dessa disputa do ‘Recicla Galera’”, disse Antônio Andrade, presidente do boi Garantido, ao convocar a galera perrexé.

“Ações de conservação, sustentabilidade, preservação da biodiversidade e, principalmente, a consciência ecológica são assuntos que transcendem os projetos de arenas do Caprichoso e precisam ganhar vida e ações concretas na Amazônia. Tenho certeza que a nação azul e branca vai apoiar o ‘Recicla, Galera’ e também ser vitoriosa nessa disputa de conservação ambiental”, destacou Jender Lobato, presidente do boi Caprichoso.

Como vai funcionar

A disputa vai acontecer junto ao Festival, de sexta-feira a domingo (24 a 26/06). Durante os três dias, os torcedores das galeras receberão, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, sacos, itens de torcida e outros materiais recicláveis gerados no centro cultural.

Com a sacola cheia, o torcedor deverá levar os seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A galera do Caprichoso deverá depositar os recicláveis no Ecoponto Nação Azul e Branca, enquanto a do Garantido deposita seus resíduos no Ecoponto Nação Perrexé.

Pesagem

As estruturas estarão instaladas nas saídas das respectivas galeras. Cada ecoponto possui balanças embutidas, que vão fazer a pesagem em tempo real dos materiais, com apoio da Associação dos Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin) e supervisão da Sema e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Os resultados das parciais serão exibidos nos intervalos das apresentações no Bumbódromo. O vencedor será anunciado na manhã do dia 27 de junho.

Sobre o ‘Recicla, Galera’

A campanha vai atuar em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.

A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Ascalpin, e as associações folclóricas dos dois bois, Caprichoso e Garantido.

Related Articles

Check Also

Close
Close