Prefeito David Almeida participa da 1ª Convenção de Metas e projeta Manaus como cidade global

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto - Dhyeizo Lemos / Semcom , João Viana / Semcom e Antônio Pereira / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta terça-feira, 25/2, da 1ª Convenção de Metas para o exercício de 2025, realizada no auditório da Prefeitura de Manaus, localizado na avenida Brasil, Compensa, zona Centro-Oeste da capital. O evento reuniu secretários e gestores para definir prioridades e alinhar as ações ao programa “Manaus Cidade Global 2033”, que busca posicionar a capital entre as mais desenvolvidas do mundo.

“Estamos assumindo um compromisso sólido com o futuro de Manaus. Nossa gestão já desenhou ações estratégicas em todas as áreas, e queremos transformar a cidade em um polo de inovação, sustentabilidade e crescimento econômico”, destacou o prefeito.

Durante a convenção, foram definidos sete eixos estratégicos: Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Economia e Eficiência em Gestão.

Entre os projetos de destaque para 2025-2028 estão: Saúde com a construção do Hospital Dia e da Cidade do Autismo; Mobilidade com o início das obras do Viaduto da Restauração e conclusão do complexo viário Rei Pelé; Infraestrutura com a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e desenvolvimento do Plano Municipal de Mudanças Climáticas; Habitação com a construção de 576 casas populares; e Fiscalização e Eficiência com o lançamento de um ônibus itinerante para reforçar a organização da cidade.

“Nosso foco é entregar melhorias concretas para a população, com planejamento, transparência e eficiência na gestão pública”, reforçou Almeida.

O presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, explanou, durante sua participação na Convenção de Metas, sobre as prioridades e estratégias para os próximos quatro anos.

“Nosso compromisso é seguir o Plano de Governo, garantindo que as ações planejadas sejam cumpridas. Além disso, cuidaremos de promessas que não estavam no plano, como a Cidade do Autismo, que foi uma promessa de campanha, e daremos prioridade a projetos que exigem baixo investimento. Vamos controlar custos, evitar gastos desnecessários e fortalecer a transparência na gestão, sempre valorizando os servidores. Também iremos buscar recursos externos, tanto com a iniciativa privada, quanto com os governos estadual e federal, para ampliar os investimentos na cidade”, disse Grijó.

Avanços na infraestrutura e integração das secretarias

A infraestrutura segue como prioridade, com ampliação e modernização da malha viária e novas obras estratégicas. Para o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, “a integração entre as equipes é fundamental para garantir entregas eficientes e transformar Manaus em uma cidade cada vez melhor”.

O secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, destacou que a prefeitura está ajustando suas diretrizes aos padrões internacionais de desenvolvimento. “Nosso objetivo é tornar Manaus mais competitiva, atraindo investimentos e ampliando sua conectividade global”, afirmou.

Manaus no cenário global

Lançado em 2021, o programa “Manaus Cidade Global 2033” prevê 97 macroprojetos e investimentos de R$ 5,4 bilhões para impulsionar a economia e a infraestrutura da capital.

O controlador-geral do Município, Alessandro Moreira, destacou que a meta é levar Manaus ao nível 3 do ranking de cidades globais até 2033. “Com a velocidade da nossa gestão, em 2028 já poderemos submeter a cidade a essa avaliação”, afirmou.

A 1ª Convenção de Metas reforça o compromisso da prefeitura com um planejamento estratégico sólido, garantindo avanços sustentáveis e mais qualidade de vida para a população.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS