Parceria entre a Secretaria de Educação e Embaixada dos EUA leva formação a alunos da rede pública estadual

Projeto promove estudo da Língua Inglesa na área de programação

Para promover o estudo bilíngue e de programação computacional, foi realizado, nesta quinta-feira (09/06), uma palestra sobre Coding Club no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, bairro de Educandos, zona sul de Manaus. A experiência propõe o desenvolvimento de um aplicativo ao final dos estudos.

Realizado pela Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), o programa capacita estudantes na Língua Inglesa voltada à computação, sistemas programacionais e programação. A palestra foi realizada para 280 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Loriza Lima, de 15 anos, é uma das 40 estudantes da 1ª série do Ensino Médio que já participam do projeto. Para ela, as inovações trazidas pelo Coding Club vão ajudá-la na carreira.

“É muito importante estar no projeto, pois como a tecnologia está avançando, é muito bom ter uma base sobre o futuro, nós devemos avançar junto com ele. Eu acho que, independente da profissão que eu seguir, eu irei usar esse conhecimento no futuro”, reitera a aluna.

Claudia Alencar Malheiros, gestora de tecnologia educacional do ICBEU, comenta que a proposta é uma oportunidade aos alunos da rede estadual e incentiva os estudos sobre o tema.

“A área da programação é a profissão do futuro, logo tudo será digitalizado e saber sobre isso ajuda muito. Nossa ideia é trazer tecnologia de ponta e formação aos estudantes da rede pública, incentivando-os nesse mercado lucrativo e no seu desenvolvimento”, pontua Cláudia.

Programa

O Coding Club é um projeto que leva a programação para estudantes da rede pública do Estado. Ele é realizado em duas etapas na escola. A primeira fase é realizada no 1º semestre do ano, quando os instrutores vão duas vezes por semana na escola, e ensinam, em inglês, sobre os temas programacionais e a linguagem programacional, por meio de Ipads disponibilizados aos alunos.

A segunda fase ocorre no semestre seguinte e é apresentada a linguagem swift aos estudantes, que é uma forma consistente e intuitiva, desenvolvida pela empresa estadunidense Apple para a criação de aplicativos para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch.

Ao final dos estudos, os participantes são estimulados a criar um aplicativo para solucionar um problema definido pelo estudante, podendo ser algo relacionado a sua comunidade, para que este seja desenvolvido.

Related Articles

Check Also

Close
Close