A experiência administrativa foi o principal trunfo apresentado pelo candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), durante o debate promovido pela TV Norte, nesta terça-feira (13). Ao longo do confronto, o ex-governador relembrou obras e programas executados entre 2010 e 2014 e afirmou que esse histórico demonstra sua capacidade para conduzir novamente o Estado.
“Você me conhece, sabe que eu construí muito. Fazer obras é muito importante“, declarou Omar ao destacar a conclusão da Ponte Rio Negro, a construção da Avenida das Torres, a duplicação da rodovia AM-070, a implantação de escolas de tempo integral e investimentos realizados em municípios do interior.
O candidato também destacou ações na área da habitação, infraestrutura e segurança pública durante sua gestão.
“Eu só fui governador quatro anos. Em quatro anos, construímos 25 escolas de tempo integral, fizemos o Delphina Aziz, fizemos estradas, fizemos a AM-070 e 30 mil casas“, afirmou.
Saúde como prioridade
Na área da saúde, Omar apresentou um conjunto de propostas voltadas para ampliar o atendimento tanto na capital quanto no interior do Estado. Entre os compromissos, está a construção de sete hospitais regionais com especialistas, além de novas unidades hospitalares em Manaus.
“Eu não vou fazer seis, vou fazer sete hospitais regionais com especialistas, porque não adianta você colocar um hospital para funcionar sem especialista“, disse.
O candidato também prometeu reduzir as filas do Sistema de Regulação (Sisreg) por meio de parcerias com hospitais, clínicas e laboratórios privados, buscando acelerar a realização de consultas, exames e cirurgias.
Segurança pública
Ao abordar a segurança pública, área na qual também atuou como secretário de Estado, Omar defendeu o fortalecimento das forças policiais. Entre as propostas estão a retomada do programa Ronda no Bairro, a convocação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar e da Polícia Civil e a realização de um novo concurso público para cinco mil profissionais.
Outra promessa foi restabelecer o funcionamento das delegacias em tempo integral.
“As delegacias funcionam nove horas por dia só, em vez de funcionar 24. Comigo elas vão voltar a funcionar 24 horas“, afirmou.
Economia e geração de empregos
Na economia, Omar afirmou que a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária cria condições para atrair novos investimentos e ampliar a geração de empregos no Estado.
Para o interior, o candidato defendeu políticas de desenvolvimento sustentável, aliando preservação ambiental à geração de renda para as populações locais.
“A floresta amazônica é brasileira a serviço da humanidade. É importante preservar, mas é importante também captar recursos para que a gente possa continuar preservando e o povo do interior não fique passando necessidades como passa hoje“, declarou.
Durante o debate, Omar também voltou a defender o fim da escala de trabalho 6×1, propondo dois dias de descanso semanal para ampliar a convivência dos trabalhadores com suas famílias.
Experiência como diferencial
Nas considerações finais, o candidato reforçou que a experiência adquirida ao longo da vida pública é um diferencial para administrar o Amazonas diante dos desafios do Estado.
“Se você me der a oportunidade de ser governador novamente, tenha a certeza de que vai ter uma pessoa experiente sentada naquela cadeira, independentemente de quem seja o presidente da República, porque quem senta na cadeira de governador é quem governa. E aí a experiência vale muito“, afirmou.
Ao encerrar sua participação, Omar voltou a definir sua candidatura como uma proposta de “mudança com segurança“.
“Eu coloco a minha experiência, a minha mudança com segurança para que a gente possa fazer a transformação“, concluiu.




































































