Melo diz: “Nossos projetos no esporte podem gerar intercâmbios importantes”,ao receber embaixador da seleção de futebol dos EUA

FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM
FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM

 

Projetos esportivos de inclusão social, desenvolvidos pelo Governo do Amazonas, estão despertando interesse de delegações e representantes de seleções que vão disputar a primeira fase da Copa do Mundo de 2014 em Manaus. O assunto dominou o encontro entre o governador do Estado, José Melo, e o ex-jogador da seleção dos EUA, Cobi Jones, considerado “embaixador do esporte” pelo escritório de assuntos culturais e esportivos do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Cobi Jones iniciou por Manaus, nesta segunda-feira (5), visita ao Brasil para conhecer a estrutura das cidades-sedes e ministrar palestras sobre o papel social do esporte. O governador recebeu Jones em seu gabinete, na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa, zona centro-oeste de Manaus. O secretário estadual de Esportes, Anderson Souza, participou da reunião.

Durante o encontro com o ex-jogador e representantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, José Melo destacou projetos sociais do Governo do Estado que envolvem atividades esportivas, como o Bom de Bola, o Galera Nota Dez e o Jovem Cidadão. Com a presença cada vez mais frequente de delegações e representantes dos governos de países cujas seleções vão jogar em Manaus, as ações estão ganhando visibilidade e sinalizam oportunidades de novas parcerias, segundo o governador.

“É importante que outros países conheçam esses projetos porque isso pode gerar intercâmbios importantes, como já fazemos em diversas áreas. São projetos que têm um alcance social muito grande, oferecem à juventude a oportunidade de desenvolver uma atividade sadia, completam a formação oferecida nas escolas e afastam os jovens de situações de vulnerabilidade social”, disse José Melo.

Jogador que mais vezes defendeu a seleção dos EUA, com 164 jogos usando a camisa oficial, Jones disputou as Copas de 1994, 1998 e 2002 e hoje é considerado “embaixador do esporte” pelo escritório de assuntos culturais e esportivos do Departamento de Estado dos EUA. O meio campista, que jogou no Brasil pelo Vasco entre 1995 e 1996, se disse impressionado com o retorno social dos programas mantidos pelo Governo do Amazonas e afirmou que as experiências devem ser levadas para seu país.

“É a primeira vez que venho ao Amazonas e estou impressionado com os programas sociais que estou conhecendo. O que mais me chamou a atenção é o retorno em um tempo tão breve. Projetos como o Bom de Bola e o Galera Nota Dez são ideias muito boas e experiências de sucesso que pretendo levar”, comentou.

José Melo comentou, ainda, sobre os últimos preparativos para a realização do Mundial em Manaus e sobre a estrutura diferenciada que será disponibilizada, que inclui, além da Arena da Amazônia, onde ocorrerão os jogos da primeira fase, a Arena Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas, o Sambódromo e a Vila Olímpica de Manaus.

“A nossa Arena está entre as mais bonitas e funcionais do País. O gramado, por exemplo, incorporou tecnologias ecológicas e toda a água utilizada em campo é recolhida da chuva. A localização é privilegiada e temos um complexo esportivo importante que servirá de estrutura de apoio à Copa”, enfatizou o governador, destacando ainda o apelo ecológico e gastronômico para os turistas estrangeiros.

Cobi Jones começou por Manaus a viagem ao Brasil para conhecer a estrutura das cidades onde a seleção dos Estados Unidos vai disputar a primeira fase da Copa do Mundo. Natal e Recife também receberão visita do atleta nas próximas semanas. Depois do encontro com o governador, Cobi Jones conheceu, à tarde, a Arena da Amazônia. Na agenda de compromissos estão, ainda, palestra para alunos do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro do Santo Antônio, e, à noite, participação em evento no Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, no centro da cidade.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close