Movimentos Mestiços debatem direitos e conquistas dos grupos étnicos que compõem o segmento

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Na manhã desta sexta-feira (19), no auditório Senador João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi realizado o 8º Seminário sobre a Identidade Mestiça, promovido pelo Movimento Nação Mestiça (MNM), pela Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA) e Fórum Nacional Mestiço. O evento contou com o apoio do deputado Sabá Reis (PR), que preside a Comissão de Assistência Social e Trabalho, da Aleam.

03_SEMINaRIO_MOVIMENTOS-MESTIcOS-RS-623x381

“No ano de 2006 foi aprovada lei que reconhece o mestiço como grupo étnico, racial e cultural”, informou a presidente do MNM, Helda Castro, explicando que isso foi importante no auxílio à luta pelos direitos desse grupo étnico, mas que ainda há muito a ser conquistado. Assim sendo, o encontro de hoje tem como objetivo discutir a situação dos mestiços no país, em especial no Amazonas.

O seminário contou com palestras do secretário geral do MNM, Jerson César Leão, Abiel da Silva Santos, presidente do Núcleo Mestiço da Bahia; Camila Nalevaiko, jornalista que presenciou a destruição da gleba da Suiá Missú, no Nordeste do Mato Grosso do Sul; Jean-François Véran, doutor em  Antropologia e professor adjunto de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Yvonne Maggie, doutora em Antropologia e professora da UFRJ. Também participaram do seminário o representante da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc), Ciro Dantas, estudantes e integrantes de grupos do movimento social organizado.

Mês do Mestiço e do Caboclo

Helda Castro destacou que junho é considerado o mês do mestiço e do caboclo, sendo os dias 24 e 27 desse mês dedicados ao Dia do Caboclo e Dia do Mestiço, respectivamente. Assim sendo, por todo o mês estão acontecendo atividades relacionadas ao tema, e do dia 26 a 28, em Manaus, será realizado o V Festival do Mestiço, que acontecerá na quadra poliesportiva do Conjunto Jardim Canaranas I, no bairro Cidade Nova II, zona Norte. No dia 27, é feriado municipal nas cidades de Autazes (113 km distante de Manaus) e Careiro da Várzea (25 km distante de Manaus), e esses municípios terão, em suas respectivas sedes, o Festival do Mestiço, para celebrar a data.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS