Jovens deputados aprendem técnicas legislativas para transformar ideias em projetos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para que os Projetos de Lei (PL) que serão apresentados na próxima semana pelos membros do Parlamento Jovem (jovens deputados) não sofram qualquer tipo de impedimento na sua tramitação, a Escola do Legislativo reforçou, por meio de uma aula-palestra, as técnicas legislativas que deverão ser seguidas na elaboração do procedimento. Os conhecimentos para os jovens deputados foram repassados, nesta sexta feira (29) pela instrutora Marlias da Silva.

PARLAMENTO-JOVEM_INSTRUcaO_HF-640x381

Durante a aula, Marlias mostrou como se formata uma Lei. Instigados a apresentar uma ideia, os jovens deputados, aproveitaram para tirar as mais diferentes dúvidas. Um exemplo foi a independência entre os poderes. “Eles não podem elaborar um Projeto de Lei que interfira ou crie determinações em outro Poder”, explica. Ela também conceituou os tópicos de um PL, mostrando o que significa um artigo, um parágrafo, ou ainda um inciso, uma alínea ou mesmo um item. “Eles estão interligados com o caput, complementando ou enumerando”, afirmou.

Todo esse aprendizado por parte dos membros do Parlamento Jovem deverá ser colocado em prática dentro das comissões técnicas que eles criaram. “Como são estudantes, a maioria das ideias vieram ligadas à Educação, mesmo assim, formataram com cinco membros cada, as comissões de Educação e Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Finanças, Saúde e Constituição e Justiça (CCJ). Eles terão o fim de semana para concluir seus projetos. Espero que a aula de técnica legislativa contribua para tirar as últimas dúvidas quanto à eficácia, e à constitucionalidade das propostas que eles vão apresentar em Forma de PL”, sintetizou a instrutora Marlias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS