Josué Neto destaca benefícios da Zona Franca de Manaus e convoca deputados a atuarem de forma positiva como força política

Abrindo o Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta quinta-feira (26), o presidente Josué Neto (PSD) defendeu a criação de uma agenda positiva do Poder Legislativo, no sentido de promover ações concretas para o desenvolvimento de alternativas dentro do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Neto convocou os deputados a atuarem como força política dentro de uma visão motivada, positiva e em conjunto com as demais forças de governo e do setor produtivo.

JOSUE-NETO-PSD-DM-16-573x381

O presidente Josué Neto destacou a Sessão Especial da Aleam em homenagem aos 48 anos da Zona Franca de Manaus, que no sábado completará 48 anos de sua criação, lembrando que o modelo já teve seu ápice e seus momentos de crise, mas vem se mantendo como base da economia do Amazonas. Para o deputado, o momento é de esquecer o que não foi feito e aproveitar os 58 anos que a ZFM tem garantidos, para trabalhar os novos potenciais e suas possibilidades.

Dentre os desafios listados pelo deputado Josué Neto, está a busca pelo equilíbrio na relação entre a geração tributos da ZFM (mais de R$ 21 bilhões) e os investimentos da União (cerca de R$ 12 bilhões); a desburocratização na aprovação de projetos; a extensão dos incentivos fiscais para os municípios da Região Metropolitana; a transformação efetiva do gás natural numa fonte de recursos financeiros para o Estado e de benefícios para a população; e a definição de alternativas e projetos para novos nichos de investimentos.

Lembrando que o Amazonas é um Estado que tem potenciais naturais para suportar as crises nacionais, sem sofrer grandes abalos, o deputado Josué Neto destacou alguns setores como exemplos de potencial para grande indução de progresso, dentre eles a pesca e piscicultura, a indústria naval e a exploração mineral. Para ele, são atividades que podem ser integradas ao modelo ZFM, que é o projeto de desenvolvimento mais vitorioso já implantado no país, principalmente porque tem garantido a preservação da floresta amazônica.

O discurso do presidente Josué Neto recebeu apartes dos deputados Adjuto Afonso (PP), que reforçou a ideia de aproveitar a experiência de 48 anos para ampliar as alternativas, e construir novas alternativas para os 58 anos que virão; de Luiz Castro (PPS), para quem é muito importante focar as questões que os deputados devem priorizar; de Serafim Corrêa (PSB), que colocou como desafio vencer os gargalos, principalmente burocrático e ainda dos deputados José Ricardo (PT), Bosco Saraiva (PSDB), Carlos Alberto (PRB) e Bi Garcia (PSDB).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close