Inpa abre inscrições para curso sobre tecnologia de bioflocos para criação de peixes amazônicos

Curso é voltado aos produtores e técnicos da área de Aquicultura. Ao todo, serão ofertadas 25 vagas, com atividades teóricas e práticas. As inscrições irão até o dia 22 deste mês, de forma gratuita.

O Grupo de Pesquisas Aquicultura na Amazônia Ocidental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com inscrições abertas para o curso de “Tecnologia de bioflocos para espécies amazônicas de peixes: manejo geral e infraestrutura”. A capacitação será realizada nos dias 01 e 02 de setembro, das 8h30 às 17h30, na sala de aula da Estação Experimental de Aquicultura e no Laboratório de Fisiologia Aplicada à Piscicultura (Lafap), Campus III do Instituto.

Serão oferecidas 25 vagas, destinadas a produtores e técnicos da área de aquicultura e de forma gratuito. As inscrições serão efetuadas até o dia 22 de agosto por meio do e-mail:  gpaquicultura.inpa@gmail.com. O curso terá aulas teóricas e práticas, desenvolvidas por pesquisadores do Inpa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A tecnologia de Bioflocos (BFT) utiliza microrganismos como as bactérias (heterotróficas e nitrificantes), para diminuir o impacto ambiental e aumentar o desempenho zootécnico dos peixes. É uma técnica de produção aquícola superintensiva, e por isso que possibilita a utilização de áreas produtivas menores, devido ao aumento da densidade de estocagem, quando comparado aos sistemas tradicionais, que vem sendo utilizados desde a década de 1970 no Amazonas.

A tecnologia BFT, no entanto, ainda não está completamente dominada para as espécies nativas da Amazônia. Desde 2015, o grupo de pesquisa vem desenvolvendo diversos trabalhos com BFT para as espécies tambaqui e matrinxã, visando oferecer uma tecnologia de produção mais produtiva, sustentável e viável para os produtores da região amazônica.

Clique no link e saiba mais: Inpa adapta com sucesso sistema de produção intensivo para criação de peixes amazônicos

Apoio

A capacitação é promovida pelo Grupo de Pesquisas Aquicultura na Amazônia Ocidental, vinculado à Coordenação de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (Cotei/ Inpa) e conta com o apoio da Fundação de Amparo Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Banco da Amazônia (Basa), além da colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Com informação da Comunicação Social Coordenação de Extensão (COEXT/INPA) Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI)

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close