Hospitais João Lúcio e Francisca Mendes recebem novos tomógrafos

Rede de assistência ganha reforço de equipamento para a realização de exames de média e alta complexidade

Como parte das ações de reestruturação da rede de saúde do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (30/09), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) entregou dois novos tomógrafos para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e para o Hospital Universitário Francisca Mendes.

Além dos dois equipamentos entregues hoje, o tomógrafo do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto também passou por manutenção e já está em funcionamento e um tomógrafo na Fundação de Medicina Tropical (FMT), já encontra-se em testes. Com os novos equipamentos, a rede de assistência contará com oito aparelhos e ganhará em qualidade, melhorando o atendimento oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, falou sobre a importância das entregas. “Os tomógrafos que foram substituídos eram muito antigos, com mais de dez anos de vida útil, que apresentavam problemas e agora, vamos ter, finalmente, uma rede funcionando a pleno vapor e com equipamentos de ponta”.

Fotos: Rodrigo Santos/ SES-AM

A entrega dos tomógrafos recém-adquiridos faz parte da aquisição feita pela SES-AM de quatro novos equipamentos. Os próximos hospitais a receberem serão o HPS 28 de Agosto, que passará a contar com dois tomógrafos, e o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.

No HPS João Lúcio, o novo tomógrafo vai substituir um antigo que possui mais de 12 anos de uso. O equipamento vai suprir a demanda da unidade, referência em politrauma e neurocirurgia, que realiza em média de 150 a 180 exames desse tipo diariamente. Com a instalação do novo aparelho, o hospital voltará a ter dois tomógrafos para atender os usuários.

“É um ganho muito grande para o hospital. Com ele, vamos poder atender nossa maior demanda, que são os pacientes neurológicos”, comemora a coordenadora do Setor de Exames do HPS João Lúcio, Karoline Frank.

Fotos: Rodrigo Santos/ SES-AM

A previsão é que, a partir de 13 de outubro, o novo tomógrafo já esteja sendo utilizado pelos usuários. Após a entrega, uma equipe do fabricante fará a instalação do equipamento e os servidores do setor de imagem receberão treinamento e orientações sobre o manuseio do tomógrafo.

Francisca Mendes – Referência em cirurgia cardíaca, o Hospital Francisca Mendes também recebeu um tomógrafo de última geração, que permitirá realizar exames cardiovasculares mais específicos. O novo equipamento, com 64 canais, vai reforçar o atendimento dos pacientes que realizam tratamento na unidade.

O hospital realiza, em média, cerca de 120 tomografias por dia e, no último mês, teve um aumento na demanda devido ao atendimento dos pacientes de outras unidades.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close