Governo do Amazonas lança o ‘desafio’ de toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido

Filtros de dança e Reels estão disponíveis no perfil da Arsepam no Instagram (@arsepamamazonas)
Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Arsepam/Divulgação

Os torcedores da Francesa e da Baixa do São José têm um novo espaço digital para brincar de boi. O Governo do Amazonas, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado (Arsepam), lançou nesta segunda-feira (05/06) o “desafio” (challenge) de toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido.

 

Do Caprichoso, as toadas selecionadas para a brincadeira foram “O Ritmo É De Boi”, “Sentimento Porreta” e “Pode Avisar!”. Do Garantido foram “Vendaval de Amor Garantido”, “Nasci Para Ser Vermelho” e “Treme Terra”. Ao todo, são seis filtros de dança e seis Reels com os sucessos dos bumbás que podem ser utilizados pelos torcedores.

FOTOS: Arsepam/Divulgação

Todos os filtros e desafios, assim como o passo a passo para utilizá-los, estão disponíveis no perfil da Arsepam no Instagram (@arsepamamazonas). Os materiais são compatíveis com os sistemas iOS e Android dos smartphones.

 

O diretor-presidente da Agência Reguladora do Amazonas, João Rufino Júnior, destacou que a iniciativa é uma maneira de homenagear as torcidas e, também, de proporcionar um novo divertimento para o 56º Festival Folclórico de Parintins.

 

“Essa foi uma forma que a Agência Reguladora encontrou para homenagear as torcidas dos bumbás e de participar mais ativamente dessa grande festa, e não somente no seu papel institucional de fiscalizar o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros”, disse o gestor.

 

Detalhes do projeto

 

Responsável pela direção-geral do projeto, o jornalista Rafael Seixas destacou que todas as gravações dos filtros, desafios e demais produtos ocorreram no Porto de Manaus, fundamental no transporte dos torcedores para o festival folclórico. Também é forma de mostrar o importante papel da Arsepam na execução do serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros. 

 

“Só é possível ir para Parintins de avião ou de barco. A grande maioria vai para a Ilha Tupinambarana por meio das embarcações 0para curtir o festival. Por isso, optamos por fazer as gravações no Porto de Manaus. É uma forma também de homenagear o importante papel social das embarcações”, disse o jornalista, que também é chefe de comunicação da Arsepam.

FOTOS: Arsepam/Divulgação

Filtro

 

O diretor-geral explicou que as conversas sobre o projeto iniciaram no final de março, em conjunto com os estudos de viabilidade sobre o filtro. Foram feitos testes e aplicações no Meta Spark Studio, software desenvolvido para elaborar filtros para o Instagram, com o intuito de atingir o máximo da resolução disponível pela plataforma.

 

As gravações, assim como a articulação de produção, foram desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), contando com o apoio das presidências e dos movimentos de dança de ambos os bois.

 

Ainda vem mais

 

Outros produtos referentes ao projeto serão divulgados em breve nas redes sociais da Arsepam, como as filmagens das coreografias das músicas utilizadas nos filtros e Reels; o making of do projeto; e os visualizers (registros visuais) das toadas do ano do Caprichoso e Garantido.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS