Gov. do Am e Ministério do Meio Ambiente oferecem pela primeira vez em Manaus o curso de Sustentabilidade na gestão público

Ipaam-curde-capac-ambienem-12-11-2014.-fotos-w-49-500x312

Como estímulo à conscientização socioambiental na gestão pública, iniciou hoje, 12 de novembro, no auditório da Escola do Legislativo na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) o curso “Sustentabilidade na Administração Pública”, uma atividade apoiada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

O curso é de caráter introdutório e ocorre em Manaus até 14 de novembro. A ação faz parte do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e é voltado aos servidores de órgãos e entidades governamentais. O intuito é trabalhar com cinco eixos temáticos: coleta seletiva, buscar qualidade de vida no ambiente de trabalho, construções sustentáveis, compras públicas sustentáveis e eficiência nos gastos.

 A coordenadora do programa e analista ambiental do MMA, Angelita Coelho, afirma que esse tipo de iniciativa cria um efeito em cadeia, uma vez que a conscientização dos gestores públicos também reflete na população. “Percebemos que o governo é amplamente divulgado nos noticiários, então as ações do governamentais estão sempre espelhadas para a população”, disse.

 De acordo com Fábio Marques, representante do Ipaam no evento, o Instituto já desenvolve ações de sustentabilidade. “O Ipaam já vem desenvolvendo isso ao longo de décadas, o instituto passou a reduzir seus custos drasticamente, aproximadamente em 62,3%, com ações de terceirização de aquisições, coleta seletiva e outros como a política nacional de resíduos sólidos’, ressaltou.

 O Ipaam participa do Programa A3P desde 1999, ano de sua criação, e traz o curso a Manaus pela primeira vez como forma de reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo órgão nos últimos anos. O instituto conquistou o Selo Verde de Sustentabilidade conferido pelo MMA em setembro deste ano. Para Marques, eventos como este proporcionam o conhecimento de boas práticas destinadas ao poder público relacionadas à sustentabilidade e contribuição para melhoria ambiental.

Agenda Ambiental (A3P) – A A3P surgiu em 1999 e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

 Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close