Frente Parlamentar nacional defende implantação de Free Shops em Tabatinga

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira, fez uma visita institucional aos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (6), para falar sobre a possibilidade de avanço econômico no município de Tabatinga, a partir da implantação de Free Shops.

Josué

Os free shops ou duty frees, são lojas que vendem produtos importados mais baratos que em lojas convencionais do país. Nos países em que existem cidades-gêmeas, como é o caso de Tabatinga e Letícia (na Colômbia), o lado estrangeiro já possui lojas francas, mas a cidade brasileira ainda não, por conta no atraso na regulamentação da lei que permite a instalação.

O parlamentar gaúcho vai participar em Tabatinga do 1º Seminário internacional de Turismo de Fronteira Comércio e Free Shop, que será realizado na quinta e sexta-feira (7 e 8), em Tabatinga (AM), justamente para debater a implantação desse modelo na cidade.

Frederico Antunes explicou como funciona a legislação atual e demonstrou a experiência entre o Rio Grande do Sul e Uruguai, região onde há cidades gêmeas. Ele lembrou que as cidades de fronteira estão perdendo população e a abertura das lojas francas pode servir de estímulo à fixação da população economicamente ativa no município de origem.

A reunião ocorreu na sala da presidência e contou com a presença dos deputados Adjunto Afonso (PP), Belarmino Lins (PMDB), Bi Garcia (PSDB), David Almeida (PSD), Dr. Gomes (PSD) e o presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto (PSD), que apoiaram a iniciativa.

Em Tabatinga, durante o seminário que é promovido pela Prefeitura Municipal de Tabatinga e pela Ação de Desenvolvimento do Amazonas (ADESAMA) – uma entidade patrocinada por 35 empresas brasileiras, colombianas e peruanas – Antunes irá fazer um balanço a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido desde a gestação da Lei dos Free Shops em Cidades Gêmeas, passando pela sua aprovação na Câmara e Senado Federal, promulgação pela presidente Dilma e, por fim, sobre a regulamentação da Lei que está prevista para ocorrer ainda nesse primeiro semestre de 2015.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS