Frente Parlamentar do Empreendedorismo capacita mais de trinta novos empreendedores

Facebook
Twitter
WhatsApp

Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e aos Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), encerrou na quarta-feira, 23, a segunda “Oficina do Empreendedor”, com a certificação de 31 novos empreendedores. O curso foi realizado durante três dias na Escola do Legislativo, parceira da Frempeei nas ações desde o início deste ano.

frente

O vice-presidente da Frempeei, deputado Luiz Castro (Rede), participou do último dia de oficina e avaliou de forma positiva o evento. “Tive a satisfação de estar presente para a entrega dos certificados. Nós vivemos um momento que é importante explorar e incentivar o potencial de cada um para desenvolver seu próprio negócio. Precisamos cada vez mais valorizar esse segmento do microempresário, que é alguém que pode gerar emprego e renda pra si e para outras pessoas”.

O presidente da Frempeei deputado Adjuto Afonso (sem partido) não pôde estar presente por conta de reunião do Parlamento Amazônico, em Rondônia, em que o parlamentar representou a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade da qual é vice-presidente.

Os participantes também consideram o trabalho da Frente Parlamentar positivo para quem busca uma oportunidade de abrir seu negócio mas não sabe de que forma começar. “Você não vai montar um negócio da sua cabeça, tem que ter ajuda, saber o que se deve fazer ou não, tem que se capacitar. Aqui na oficina eu aprendi o que eu devo fazer com o meu dinheiro, em que eu devo aplicar”, disse Elton de Oliveira Gomes, vendedor autônomo.

Raimundo Nonato, que trabalha há mais de 30 anos como vendedor ambulante revelou que decidiu legalizar sua atividade com a ajuda da Frempeei. “Muito proveitoso. É a primeira oficina que eu tô participando, espero que venha outras para que a gente possa se capacitar cada vez mais. Foi com o apoio desse povo que eu consegui me formalizar depois de 30 anos”.

Dentre os temas abordados junto aos participantes estão: como atrair, conquistar e manter seus clientes; como atender bem para vender mais; controle financeiro; como planejar o negócio, como obter linhas de crédito (Banco do Povo), orientações jurídicas para negócios em geral, além da consultoria, em que os empreendedores recebem orientações acerca do ramo escolhido para atuar.

Para a realização da “Oficina do Empreendedor”, a Frempeei conta com a parceria da Escola do Legislativo, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), por meio da Comissão de Direito Empresarial, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do “Movimento de Empreendedorismo Universitário (MEU)”.

A Frente Parlamentar foi criada em 2009 na Aleam, com a finalidade de orientar, formalizar e oferecer conhecimento sobre empreendedorismo, auxiliando os trabalhadores formais, e fazendo, inclusive, a Declaração de Imposto de Renda dos individuais. A Frempeei tem como presidente o deputado estadual Adjuto Afonso (PP) e vice-presidente o deputado estadual Luiz Castro (REDE).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS