Faculdade Martha Falcão/Wyden prepara atendimento fisioterápico à população de baixa renda

 

Foi o tempo em que os fisioterapeutas cuidavam apenas dos atletas. Hoje, a fisioterapia trata desde celulite até as imobilizações corporais causadas pelas mais diversas causas, desde simples entorses, até complicados derrames. Em alguns casos, exercícios localizados de fisioterapia podem ser tão efetivos quanto uma cirurgia para tratar de lesão. No joelho, por exemplo, problemas relacionados ao menisco, comum em adultos de meia-idade, devem tentar a fisioterapia antes da artroscopia. É o que apontam estudos já publicados no periódico científico British Medical Journal (BMJ).

Nesse sentido, a faculdade Martha Falcão | Wyden prepara o projeto de atendimento fisioterápico e de terapia ocupacional para população de baixa renda em Manaus. Desde 2017, a instituição instaurou seu Núcleo de Saúde com os cursos de Nutrição e Fisioterapia. Em 2018, passou a funcionar também o curso de Enfermagem e, mais recentemente, o de Terapia Ocupacional, único do segmento no Amazonas.

Foto: Divulgação/ FMF

O objetivo, de acordo com o professor do curso, Daniel Xavier, é promover clínicas integradas envolvendo os acadêmicos de todos os cursos a fim de oportunizar o atendimento a cardiopatas, diabéticos, hipertensos, pessoas obesas, entre outros que tenham necessidade do suporte de um atendimento especializado e não possuem acesso por falta de recursos.

“Já estamos realizando atividades pontuais como ciclo de palestras, realização de testes rápidos de HIV, glicemia e hepatite, entre outras práticas iniciais. Agora devemos caminhar para o atendimento mais específico que deve contribuir não apenas com o aprimoramento dos alunos, mas também com o bem-estar social da comunidade externa, que é uma das premissas da instituição de ensino”, afirmou. As atividades deverão incluir ainda exercícios físicos, tanto na piscina quanto fora dela.  

Atuação diversa

A fisioterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistema, buscando sempre a reabilitar a integridade de órgãos, sistemas ou funções e atua em conjunto com as áreas de ortopedia, neurologia, cardiologia, pneumologia, urologia, presente em UTIs, clínicas, pronto socorro e até mesmo em domicílios.

No esporte, por exemplo, a atacante da seleção feminina de futebol, Marta, trabalha na recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda com sessões de fisioterapia no hotel onde a delegação está hospedada, na cidade de Portimão, no litoral Sul de Portugal. A zagueira Erika e a meia Luana, que também se recuperam de lesões, passam por trabalho fisioterápico, com preparação física. A Copa do Mundo de Futebol Feminino inicia na próxima sexta-feira, 07/06, na França.

Outro atleta que também está em treinamento intenso fisioterápico é o jogador Neymar. No último dia 28/05, durante treino da Seleção Brasileira na Granja Comary, o atacante sentiu dores no joelho esquerdo após uma tentativa de finalização, com um chute ao gol.

No ambiente hospitalar, um exemplo de tratamento aliado à internação em UTI, é o que o cantor Agnaldo Timóteo vem realizando no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, onde está internado para tratamento de um AVC, sofrido no dia 20 de maio, em um hotel onde estava hospedado para fazer um show no município de Rita de Cássia, no oeste baiano.

A cantora de funk Ludmilla precisou cancelar dois shows que faria no interior de São Paulo e foi internada às pressas no ultimo dia 11 de maio, por conta de três hérnias de disco, doença que gera pressão nos nervos da coluna. Atualmente a cantora faz tratamento à base de fisioterapia e quiropraxia em casa. 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/
Close