Copa do Mundo em Manaus contará com reforço na coleta seletiva

MANAUS 09 06 .14 FOTO MARINHO RAMOS COLETIVA FAN FEST.24820-2

Enquanto a bola estiver rolando pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, Manaus dará um gol de placa com a inclusão de 44 catadores pelo projeto “Coleta Seletiva Solidária” na retirada de resíduos sólidos do entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima e no Complexo Turístico Ponta Negra, onde será realizada a FIFA Fan Fest™.
O projeto com os catadores foi firmado entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), e o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, compreendendo um convênio no valor de R$ 300 mil para sua implementação.
A proposta do convênio é promover a inclusão produtiva dos catadores no manejo de resíduos sólidos durante a Copa, tornando a coletiva seletiva melhor operacionalizada por cooperativas e associações nas 12 cidades que são sedes da competição. Os 44 catadores contratados para Manaus foram escolhidos pelo Movimento Nacional dos Catadores, em regime de prestação de serviço.
O valor referente ao convênio já foi repassado pelo Governo Federal e será empregado na alimentação, aquisição de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contratação de transporte para levar os catadores até a Arena ou Fan Fest, aquisição ou aluguel de estruturas e equipamentos para o armazenamento do material coletado (tendas e containers) e aquisição de 40 lutocar, carrinho coletor com duas rodas e capacidade de 120 litros, cujo corpo central apresenta características para acomodar saco descartável e 1 mil big bags, contentores flexíveis de volume médio, usados para transporte e armazenamento de qualquer tipo de líquidos, granulados ou produtos em pó.
Os catadores atuarão na coleta de resíduos não perigosos como papel, plásticos, garrafas PET, latinhas de bebidas, entre outros. Todo material recolhido será transportado até os containers para posterior transporte aos centros de triagem, indicado pelos catadores, onde serão separados de acordo com o tipo de material para posterior comercialização pelos catadores.
O assessor jurídico da Semulsp, Eisenhower Campos, explicou que o convênio vai permitir que o poder público municipal reforce o trabalho de coleta seletiva, que já é desenvolvido em Manaus, valorizando a atividade dos catadores. “Nós vamos atuar com os catadores no entorno da Arena e nas áreas da Fan Fest. Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, os catadores são os grandes atores nesse processo de mudança que envolve a redução de resíduos. Não temos como frear o consumo feito pela sociedade. Então a solução é reutilizar, reciclar”, afirma.
Na terça-feira, 10, os catadores irão receber os uniformes e equipamentos e participar de um treinamento, promovido pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), sobre técnicas de abordagem e atuação durante o evento.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close