A Controladoria Geral do Estado (CGE-AM) publicou nesta quarta-feira (24/05), a versão 2023 da Cartilha de Boas Práticas na Administração Pública. O material produzido é composto pelo conjunto de iniciativas, metodologias, processos, atividades e projetos institucionalizados pelos órgãos e entidades do Estado, identificados durante as auditorias nas Unidades Gestoras realizadas no ano de 2022, e ganharam destaque por melhorarem a rotina interna das organizações públicas, bem como aperfeiçoarem a própria prestação de serviços à sociedade.
De acordo com o controlador-geral, Jeibson Justiniano, a expectativa é que este material sirva como base para orientar as demais unidades e, também, como inspiração para aperfeiçoamento e criação de novos materiais.
“Materiais como este são ferramentas poderosas para guiar as ações das secretarias. Esperamos que cada unidade possa utilizá-lo como uma referência das boas práticas, que estão sendo desenvolvidas em todo governo do Amazonas, e que possam desenvolver também novas ações para que sigamos aperfeiçoando os serviços prestados à população”, afirmou.
A servidora Jéssica de Souza Costa, assessora de Controle Interno e uma das responsáveis pela elaboração do material, ressaltou as iniciativas realizadas pelas unidades governamentais com ações e programas que visam o aperfeiçoamento da administração pública.
“São ações que merecem destaque, porque vão além das obrigações e formalidades da transparência e prestação de contas das unidades. São projetos de Saúde, Combate à Corrupção, Modernização de Processos e Sistemas, além do treinamento de servidores”, finalizou.
Link para baixar a cartilha https://www.cge.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Cartilha-de-Boas-Praticas-2022.pdf