Câmara reforça compromisso com a Zona Franca de Manaus na abertura da 1ª fesPIM

Cada vez mais empenhada na defesa da Zona Franca e pela retomada do crescimento da economia, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) marcou presença no evento de abertura da 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), nesta quarta-feira (27), no Studio 5 Centro de Convenções. O presidente Joelson Silva (PSDB) ratificou o compromisso do poder legislativo com a causa e destacou o evento como uma resistência e, ao mesmo tempo, uma forma viável de mostrar o potencial sustentável que o modelo possui, referendado por um dos parques fabris mais importantes do Brasil.

A abertura da feira foi realizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes. Na oportunidade, Joelson Silva entregou uma placa ao convidado ilustre, em reconhecimento ao trabalho e dedicação e, principalmente, pelo compromisso de Bolsonaro com a Amazônia.

“Não poderíamos deixar de prestigiar o presidente, que está dando total atenção, não somente para o Amazonas, mas a outros estados da Região Norte. É a segunda vez, em menos de um ano, que ele vem a Manaus. E, agora, para prestigiar a nossa cidade e o nosso polo industrial. A participação dele na feira se deve muito ao trabalho realizado pelo coronel Menezes, que tem administrado a Suframa com empenho e responsabilidade”, ressaltou Joelson Silva.

O presidente da CMM enfatizou, ainda, o compromisso de Bolsonaro com a Região Norte, quando anunciou investimentos em relação à Rodovia BR-319. “O Amazonas está numa região estratégica e importante para o Brasil. Muito me alegra ouvir que a nossa BR-319, depois de muitos anos terá atenção, que há muito tempo foi deixada de lado por vários presidentes que não tiveram a coragem de enfrentar problema”, frisou.

Defesa 

Bolsonaro discursou por aproximadamente dez minutos e, entre os assuntos, falou sobre a Zona Franca de Manaus;  desmatamento; importância da Amazônia para o mundo, além de sair em defesa da manutenção dos índios em suas terras, com o mínimo de estrutura e dignidade possíveis.

Fotos: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Aos jornalistas, o presidente respondeu a perguntas sobre a alta do dólar, que chegou a 4,22 pontos, considerada a mais alta da história; taxa de juros; Reforma da Previdência e queimadas.

“Estou aqui atraindo holofotes, pois deve ter correspondente do mundo todo. E essa região é importantíssima para nós”, disse o presidente da República.

Vantagens

O superintendente Alfredo Menezes considerou que a feira é importante, também, no sentido de se discutir o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e apresentar as vantagens do PIM na atual conjuntura.

Também estiveram na abertura da fesPIM os governadores do Amazonas, Wilson Lima; do Acre, Gladson Cameli; de Roraima, Antonio Denarium; e o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

Programação

A programação da fesPIM continua até sexta-feira (29), com exposição e venda de produtos do PIM e importados, além de palestras com nomes nacionais e internacionais, que abordarão temas como bioeconomia, investimentos e sustentabilidade.

Ao todo serão 130 expositores, entre empresas do PIM e instituições públicas e privadas, que poderão ser conferidos num espaço denominado duty free (sem taxas).

Palestras

A programação de palestras começou nesta quarta-feira, com o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Márcio Holland, proferindo sobre “Zona Franca de Manaus: Oportunidades e desafios”. Em seguida, o ex-presidente da Sociedade Norte-americana de Economia Ecológica e membro da Washington and Lee University, James R. Kahn, abordou o papel da Zona Franca de Manaus para a conservação da Amazônia.

O cliclo do primeiro dia continuou com Rogério Figueiredo de Carvalho e Silva, da XP Investimentos, que abordou os Investimentos e Mercado de Capitais; e foi encerrado com o presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, que abordou os instrumentos econômicos para a proteção da Amazônia: o caso do Polo Industrial de Manaus.

Inscrições

As inscrições para ter acesso à área de exposições e às palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.fespim.com.br ou diretamente na entrada da feira. A programação completa da fesPIM também está disponível no site. Estima-se a participação de um público de 40 mil pessoas nos três dias do evento.

Sobre o PIM

De acordo com a Suframa, o PIM possui aproximadamente 500 indústrias de alta tecnologia e gera mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, tablets, motocicletas, entre outros.

Close