Caapiranga a “Terra do Cará” do Amazonas

 

Caapiranga é um município brasileiro do estado do Amazonas, na Região Norte do país. Pertencente à Microrregião de Coari e Mesorregião do Centro Amazonense, possui uma população de 12 662, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016.[

 

HISTÓRIA

O Curso histórico do município de Caapiranga se prende ao de Manacapuru. Em 15 de fevereiro de 1786 foi fundada, com o nome de Manacapuru, uma aldeia no local onde havia uma comunidade de índios Muras. Com o seu desenvolvimento, Manacapuru é desmembrado de Manaus em 27 de setembro de 1894 e passa a constituir Município autônomo. Em 1939, Manacapuru perde grande parte de seu território para Manaus, ficando sua estrutura administrativa composta por três distritos: Manacapuru (sede), Beruri e Caapiranga. Em 10 de dezembro de 1981 pela emenda Constitucional n.º 12, o Distrito de Caapiranga é desmembrado de Manacapuru, fato que foi publicado no Diário Oficial do Estado somente no dia 28 de dezembro do mesmo ano. Acrescido de território adjacente, até então pertencente a Anori, passa a constituir o novo Município de Caapiranga. A 1ª. Posse de Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores, aconteceu em 1º de janeiro de 1983.

O nome Caapiranga é de origem Tupi e significa: CAA = FOLHA, PIRANGA = VERMELHA, COLORIDA OU ENSANGÜENTADA, ou seja, CAAPIRANGA significa FOLHA VERMELHA. Esta planta foi usada pelos índios como pintura para seus festejos e o Município recebeu esse nome devido à grande quantidade encontrada dessa planta no local de surgimento da cidade.

foto do Facebook da prefeitura de Caapiranga

 

Fontes: Wikipédia,IBGE e Prefeitura de Caapiranga

 

Close