Atividade do Outubro Rosa é realizada em Itacoatiara com apoio da Fundação Cecon

Entre os municípios amazonenses que aderiram ao movimento mundial Outubro Rosa, promovido no Estado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com ONGs de apoio à causa câncer, está Itacoatiara (a 270 quilômetros da capital), que promove, nesta sexta-feira (23), um evento beneficente cuja renda será revertida a pacientes em tratamento do câncer de mama e de colo uterino, em Manaus.

outubro rosa
A ação será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde daquele município, que realiza, este ano, a terceira edição da campanha, informou o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade. A atividade programada para a ocasião leva o nome de Show de Solidariedade, e acontece no Novo Espaço Pap, às 17h.

No último dia 16, a campanha foi lançada em Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus, na fronteira com a Colômbia. Lá, cerca de mil indígenas da comunidade Umariacu 2 , participaram de palestras sobre prevenção e fatores de risco do câncer, informou a chefe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc-FCecon) e presidente da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, enfermeira Marília Muniz.

Um grupo inserido na faixa etária de risco dessas doenças foi submetido aos exames de mamografia e preventivo (Papanicolau), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Susam, em uma ação conjunta entre o Governo do Estado, Distrito Sanitário Indígena do Alto Solimões (Dsei) e Prefeitura de Tabatinga.

Tanto a unidade de saúde, quanto o Polo Base, foram iluminados de rosa como forma de chamar a atenção para a importância dos exames periódicos, que podem prevenir ou detectar precocemente as neoplasias mais incidentes entre as mulheres amazonenses: a de mama e a de colo uterino.

Outras ações promovidas no âmbito da campanha foram voltadas ao público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com palestras ministradas pelo mastologista da FCecon, Gerson Mourão.A atividade esportiva programada para o próximo dia 25, como grupo Jungle Sup, de Stand Up Padlle, foi suspensa por conta da descida do rio, que inviabilizou a programação.

O encerramento oficial da campanha ocorre no próximo dia 28, às 18h, na estrada da Ponta Negra, durante a Corrida das Vitoriosas. O evento é uma parceria entre a FCecon, as ONGs Rede Feminina, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam) e a Sociedade Brasileira de Mastologia, secção Amazonas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close