Em combate a irregularidades de trânsito, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, em conjunto com os órgãos municipais e estaduais, uma operação para coibir os chamados “rolezinhos”, nas zonas Sul, Leste, Oeste e Norte da cidade, que resultou na apreensão de 169 motocicletas e 12 carros, além da aplicação de 412 autuações de trânsito.
As operações aconteceram no último final de semana e resultaram ainda na recuperação de uma moto roubada e a apreensão de outras oito motocicletas sem placas.
O diretor de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, explicou que as operações integradas irão continuar em todas as zonas da cidade.
“O IMMU, preocupado com essa situação dos ‘rolezinhos’ na cidade de Manaus, participou de uma grande operação integrada entre órgãos como Polícia Militar, Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), Polícia Civil e Guarda Municipal, onde todos os órgãos estavam com o objetivo de fiscalizar e tentar tirar de circulação condutores de motos envolvidos em irregularidades. As operações deram resultado positivo, retiramos aproximadamente – junto com Detran e BPtran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) da Polícia Militar – quase 200 veículos de circulação”, explicou Ventilari.
Entre as principais irregularidades verificadas estão: condutor ou passageiro sem capacete de segurança; condutores alcoolizados; sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motos sem retrovisor e ainda motocicletas com descarga livre.
“Essa operação é contínua, permanente, de forma que a gente consiga acabar de uma vez por todas com essa prática, que coloca a população em risco, porque muitos condutores de motocicletas dirigem em alta velocidade, fazendo manobras perigosas, arriscadas, com riscos de acidentes”, concluiu Ventilari.