Pontos turísticos e estratégicos do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) começaram a receber, nesta quarta-feira (22/06), os ecopontos da campanha “Recicla, Galera!” – promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Coca-Cola Brasil.
Ao todo, 30 ecopontos foram distribuídos por diversas zonas da cidade, onde há fluxo intenso de moradores e visitantes. As estruturas vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis – plásticos, metal e papel.
Segundo a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, a instalação dos PEVs visa diminuir a quantidade de resíduos que vai parar no aterro da cidade no período do Festival Folclórico.
“Parintins já começou a receber turistas e é natural que a quantidade de resíduos gerados também aumente nesse período. Essa é uma das frentes de atuação da campanha ‘Recicla, Galera!’, para que Parintins possa ter o maior Festival Folclórico de todos os tempos, também, na área ambiental”, destacou.
Todos os resíduos recicláveis coletados aos ecopontos serão destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), gerando renda sustentável para 20 associados.
Confira os locais dos PEVs
1. Aeroporto
2. Aeroporto
3. Avenida Amazonas Azul
4. Avenida Amazonas Azul
5. Avenida Amazonas Vermelho
6. Avenida Amazonas Vermelho
7. Canoeros Bar
8. Canta Galo
9. Canta Galo
10. Esquina do Restaurante Coroas
11. PAC
12. PAC
13. Porto
14. Porto
15. Praça da Catedral
16. Praça da Catedral
17. Praça da Liberdade
18. Praça da Liberdade
19. Praça Digital
20. Praça Digital
21. Praça do Canto do Açaí
22. Praça do Mercado
23. Praça do Mercado
24. Praça dos Bois lado Azul
25. Praça dos Bois lado Azul
26. Praça dos Bois lado Vermelho
27. Praça dos Bois lado Vermelho
28. Auto Posto Chiquinho, Avenida Amazonas
29. Praça do Japonês – atrás do Bumbódramo
30. Praça da Onça
Sobre o ‘Recicla, Galera’
A campanha atua em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.
A parceria foi firmada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.
A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Ascalpin, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.