Prefeito David Almeida entrega escola municipal Izabel Angarita revitalizada à população

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pelo vice-prefeito Marcos Rotta, reinaugurou, nesta quarta-feira, 28/9, a escola municipal Izabel Angarita, localizada na rua Canumã, Japiim 2, zona Sul da capital amazonense, que estava abandonada pelo poder público há quase 15 anos e atende aproximadamente 400 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom

“Nós estamos fazendo a reformulação total das escolas municipais. Quando assumimos, nós tínhamos 199 escolas fechadas. Estamos, desde o ano passado, reformando e a nossa meta é entregarmos, até o final deste ano, 214 unidades reformadas. Além dessas, nós determinamos que não se feche mais escola no período letivo. Por isso, já no dia 1º de dezembro, vamos iniciar um mutirão de reforma em mais 50 unidades de ensino. Até o final do meu mandato, a nossa missão é reformar todas as escolas com prédios próprios da prefeitura. Não é só dar uma ‘pintada’, é uma reformulação total. É como se estivesse construindo do zero as escolas”, afirmou Almeida.

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom

A escola possui dez salas de aula e recebeu a reforma total na estrutura física, elétrica e hidráulica. Além disso, ocorreu a ampliação de ambientes, como o refeitório, cozinha, depósitos, banheiros, área administrativa e área de serviço, garantindo, assim, mais segurança e acessibilidade aos alunos, professores e a toda comunidade escolar.

Na estrutura administrativa de pessoal, a unidade vai contar com 20 professores, dois auxiliares administrativos, dois manipuladoras de alimentos, dois serviços gerais e dois pedagogos. A unidade funcionará em dois turnos, pela manhã e tarde.

Para Marcos Rotta, o novo padrão adotado pela Prefeitura de Manaus nas escolas municipais irá possibilitar que a cidade alcance os melhores índices de Educação do Brasil. Tudo isso, de acordo com o vice-prefeito, é fruto do trabalho desenvolvido pelo prefeito David Almeida.

“O David acorda quatro, cinco horas da manhã e começa a disparar as mensagens para os seus secretários, subsecretários, para os servidores da prefeitura. E isso tem se traduzido em ganho real. Hoje temos algo nunca visto na nossa cidade, que se chama agilidade nas questões da Prefeitura de Manaus. Essa, talvez, seja a grande diferença dessa gestão para as anteriores. As pessoas gostam de ver o prefeito nas ruas conversando, dialogando e vendo as necessidades das pessoas”, enfatizou Rotta.

Titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dulce Almeida, não conseguiu esconder a emoção de voltar à escola municipal Izabel Angarita, onde atuou como professora, e entregar a unidade totalmente revitalizada para a população de Manaus. Segundo a gestora, essa ação contribuirá para que a pasta consiga alcançar o objetivo de melhorar os índices da Educação em Manaus.

“Voltar nesta escola é muito emocionante, porque, em 2000, eu fui professora da escola Izabel Angarita. Deixei a minha marca aqui. Hoje, podemos transformar a vida dessa comunidade. Na Semed, estamos valorizando os profissionais da Educação e todos juntos vamos lutar para erradicar o analfabetismo em Manaus. Eu sei que, dando condições para os professores, nós vamos alcançar os nossos objetivos”, concluiu.

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom e João Viana/Semcom

Esther Moreira, 10, do 4º ano, estuda na escola desde o 1º ano. A menina disse que a escola está linda, mas que, agora, a responsabilidade de mantê-la organizada é de todos os alunos. “A escola está muito linda. A nossa quadra não era assim, nossos banheiros, refeitório, está tudo muito bonito, estou muito feliz com essa reforma e, agora, nós devemos cuidar de tudo e não deixar ninguém quebrar ou riscar”, disse Esther.

Com três gerações estudando na Izabel Angarita, a dona de casa Terezinha de Fátima Pereira agradeceu a reforma da escola, que só foi possível na gestão do prefeito David Almeida e da secretária Dulce Almeida. “Meus filhos, netos e, agora, bisnetos estudam nessa escola e é um sonho para todos nós receber uma escola tão bonita. Todos os prefeitos que passaram por Manaus prometiam uma reforma, mas nunca saiu do papel, mas o prefeito David e a secretária Dulce fizeram diferente e meus bisnetos vão estudar em local digno”, agradeceu a dona de casa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS