Wilson Lima inaugura Residencial Rodrigo Otávio, primeiro habitacional do Prosamin+

DANILO MAIA – 1373-AM – JORNAL VOZ DA AMAZÔNIA - EDIÇÃO Nº 7
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: LUCAS SILVA/SECOM

MANAUS – AM | O direito à moradia adequada é o direito de ter um lar, um lugar digno para viver e garantir qualidade de vida. O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou na segunda-feira (10/04), o Parque Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul de Manaus. Este é o primeiro habitacional entregue pelo governo. Diferente do que era feito pelos governos anteriores, os novos moradores também receberam, pela primeira vez na história, o Habite-se, certidão exigida para financiamentos, compra e venda de imóveis.

O novo residencial conta com um total de 32 apartamentos e é destinado aos moradores de áreas de risco de alagação nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul, onde o novo Prosamin+ está atuando.

A partir de hoje, quem começa a ocupar estes apartamentos, tem uma nova perspectiva de vida. É um novo momento para essas pessoas que sofreram tanto, pessoas que estavam desacreditadas que pudessem sair da condição em que estavam. O que a gente está fazendo em nosso programa de habitação é para dar dignidade para as pessoas. O que nós estamos entregando aqui é moradia digna”, enfatizou o governador Wilson Lima.

Wilson Lima relembrou que as gestões anteriores construíram várias unidades habitacionais, no entanto, todas eram longe da cidade, jogaram lá os moradores sem ter serviço de saúde, serviço de educação, sem ter comércio próximo, apenas transferiram o problema da área urbana para longe como se as pessoas não pudessem ser enxergadas pela sociedade.

O Parque é o primeiro residencial da história do Prosamin com vaga de estacionamento por apartamento. Também é o primeiro com iluminação em LED, de alta eficiência energética, nas áreas comuns e preparado para receber ar-condicionado split, sem precisar quebrar as paredes, como nos antigos.

Foto: LUCAS SILVA/SECOM

A família de José Roberto, foi uma das 32 famílias contempladas com o apartamento, eles moravam na comunidade Manaus 2000 há quase 20 anos. Roberto e casado e tem dois filhos que são os novos moradores do residencial e querem começar uma nova vida.

A gente vem para um lugar digno para criar nossos filhos. Eu já esperava isso já há 19 anos, porque, quando surgiu o Prosamin, eu já tinha esperança de receber um apartamento desse. E vinha só promessa, mas hoje está se concretizando” disse José Roberto.

O residencial ocupa uma área de 3.881,59 metros quadrados, possuindo 2.327,04 metros quadrados de área construída. São 32 unidades habitacionais distribuídas em quatro blocos de quatro pavimentos e dois apartamentos por andar. Cada apartamento tem 50,65 metros quadrados de área. São unidades com dois quartos, sala e cozinha em conceito aberto, banheiro com acessibilidade e varanda. O nome do residencial também é uma escolha dos moradores, que decidiram por votação.

Foto: LUCAS SILVA/SECOM

O governo do Estado efetivou um investimento de R$ 11,7 milhões no Parque Residencial General Rodrigo Otávio, que começou a ser construído em junho do ano passado. Um outro residencial de 72 unidades habitacionais com a mesma destinação começou ser erguido em 2023 no bairro Cachoeirinha, zona sul.

O programa vai construir, em quatro anos, 752 unidades habitacionais. O governo também está reassentando, pelo Prosamin+, com diversas soluções de moradia, mais de 2,3 mil famílias das comunidades da Sharp, Manaus 2000 e Conjunto Industriário.

Durante o evento, o governador Wilson Lima anunciou investimentos de R$ 3,9 bilhões até 2026 no programa habitacional “Amazonas Meu Lar’. É o maior programa habitacional do estado que contempla 22.172 soluções de moradia definitivas, das quais 20 mil novas unidades habitacionais, e a emissão de título definitivo para 32 mil propriedades no Amazonas, em quatro anos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS