Wilson Lima destaca importância da Honda da Amazônia para geração de empregos e para o meio ambiente

Empresa completou 45 anos no estado e reforçou plano de investimento de R$ 500 milhões na planta de Manaus

O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (20/10), das comemorações pelos 45 anos da inauguração da Moto Honda da Amazônia na Zona Franca de Manaus. Ele destacou a importância da companhia para a geração de empregos e para o meio ambiente. A programação de aniversário incluiu a inauguração de mais uma fase do plano de investimentos de R$ 500 milhões anunciado pela empresa para a planta de Manaus.

O presidente da Honda na América do Sul, Atsushi Fujimoto, e o conselheiro executivo, Issao Mizoguchi, participaram do evento.

Foto: Diego Peres/Secom

“Esta é uma data importante porque a Honda está comemorando 45 anos e é uma história que se confunde com a história da Zona Franca de Manaus. É uma empresa que hoje emprega mais de sete mil pessoas e todas as vezes que isso acontece a gente tem uma diminuição da pressão na floresta, cumprindo um papel muito básico e essencial na nossa sociedade, que é a geração de emprego e renda”, disse o governador.

Nesta etapa do plano de investimentos, a Honda inaugurou a nova fábrica de motores e finalizou os processos de modernização e implementação de melhorias na linha de montagem 2, de onde saem os modelos CG 160, NXR 160 Bros, XRE 190, CRF 250F.

Na solenidade, Wilson Lima destacou que o Estado trabalha para dar segurança às empresas do Polo Industrial de Manaus e para atrair novos investimentos.

”Nós estamos trabalhando já na fase final de prorrogação da nossa lei de incentivos fiscais. É uma lei que vence em 2023, mas a gente tem uma necessidade de antecipar para poder dar a garantia necessária a quem está no estado do Amazonas e também atrair novos empreendimentos, como tem acontecido com algumas empresas que começam a se instalar no nosso estado e algumas outras que estão ampliando seu atendimento, como é o caso da Honda que está fazendo uma ampliação aqui da sua fábrica”, disse o governador.

Cinco décadas de atuação marcam a presença da Honda no Brasil.  Em 1976 a companhia inaugurou sua primeira fábrica brasileira, na Zona Franca de Manaus. Além da construção da fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região.

Coloque

Hoje a Honda da Amazônia é um complexo industrial que, além da montagem de motocicletas, fabrica embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais, até diversos componentes que integram o produto final como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças.

O primeiro modelo produzido pela Honda em solo nacional, a motocicleta CG, também completa 45 anos de existência e é o veículo mais vendido do Brasil.

Em Manaus, também são produzidos, desde 2001, os Produtos de Força Honda. Atualmente a empresa realiza a produção nacional de dois modelos de motores estacionários e três modelos de motobombas, além de oferecer a importação de roçadeiras, geradores e cortadores de grama. São produtos para a agropecuária, construção civil e jardinagem.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Close