Webconferência da Prefeitura de Manaus destacará papel da família no cuidado com pessoas idosa

Uma webconferência da Prefeitura de Manaus irá abordar, na próxima quarta-feira, 28/9, o papel da família no cuidado com as pessoas em processo de envelhecimento. A atividade integra a programação do “Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS)”, estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para promover capacitação contínua dos profissionais que atuam nas unidades básicas.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que o encontro virtual será realizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que apresentará o resultado da pesquisa “Estudo situacional sobre idosos dependentes e seus cuidados familiares 2019-2020”.

“O objetivo da ação é a socialização do conhecimento e capacitação das equipes de saúde para orientar os familiares no dia a dia de suas atividades no cuidado de idosos dependentes. O processo de cuidar não é fácil, por isso é necessário identificarmos as dificuldades vivenciadas diariamente pelos familiares e cuidadores, para darmos as orientações adequadas que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos idosos do nosso território”, pontua Djalma.

O subsecretário acrescenta que o envelhecimento é uma fase da vida que, se não for cuidada ou estimulada, pode trazer comprometimentos funcionais que impactam nas atividades básicas de vida diária do idoso.

O “Diálogos na APS” terá início às 14h e será transmitido na Escola de Saúde Pública (Esap) de Manaus, com acesso aberto ao público em geral pelo link bit.ly/dialogosaps25. As palestrantes serão a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Maria Eliny Rocha, e a professora doutora Denise Gutierrez, da Ufam.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close