Vila da Prata recebe UBS totalmente reformada

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus reinaugurou, nesta segunda-feira, 5, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila da Prata, na zona Oeste. A estrutura foi totalmente reformada para atender 100% dos moradores do bairro e parte do São Jorge.

AP - 05.10.15 - Inauguração  UBS Vila da Prata (33)

Essa foi a primeira unidade reestruturada pelo projeto “Requalifica”, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ao todo, serão 13 UBSs beneficiadas com obras de reforma e pequenas ampliações para adequar os serviços oferecidos ao novo padrão estabelecido pela Rede de Saúde Manauara.

“Estamos fazendo o que é possível para que Manaus não se curve diante da crise econômica. O importante é que continuemos ampliando e melhorando a qualidade dos nossos serviços oferecidos pela Atenção Básica”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Hoje também se comemora o Dia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que nasceram na primeira vez que estive à frente da prefeitura, quando enfrentávamos a cólera”, completou.

Com a reforma, a UBS Vila da Prata passa a oferecer à população um ambiente mais acolhedor, voltado para a política de humanização. A unidade não recebia obras de manutenção desde agosto de 2004. Com a reestruturação, o espaço agora conta com recepção, direção, arquivo, espaço saúde, dois consultórios médicos, três de enfermagem e um odontológico, além de farmácia, copa, almoxarifado, depósito, cinco banheiros, de salas de espera, curativo, raio x, nebulização e vacina. Completam a estrutura espaços para lavagem, esterilização, procedimento, coleta e sala de apoio para os ACSs.

“Temos várias unidades que estão previstas para serem reformadas, além da construção de novas UBSs, como a Arthur Virgílio e Maria Mafra, que vão melhorar e muito o atendimento nas áreas onde estão localizadas”, destacou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão. “Serão 52 profissionais no total, divididos em três equipes da modalidade Estratégia Saúde da Família. Teremos uma cobertura de 100% do bairro e, ainda, atenderemos uma parte do São Jorge, totalizando 12.725 pessoas”, finalizou.

Dentre os serviços oferecidos pela UBS Vila da Prata, que irá funcionar de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h, estão as consultas com clínico geral e enfermeiro, atendimento odontológico, imunização, curativo, inalação, dispensação e administração de medicamentos, coleta de material para exames, acompanhamento dos usuários do Programa Bolsa Família, bem como a marcação de exames e consultas com especialidades (Sisreg) e visitas domiciliares.

A promoção à saúde e prevenção de doenças, voltadas às necessidades daquela população, será reforçada por meio de programas relacionados à saúde do homem/idoso/mulher/criança e do adolescente, hiperdia, assistência pré-natal, prevenção de câncer de colo do útero e mama, além de planejamento reprodutivo, controle da tuberculose/tabagismo/hanseníase e profilaxia da raiva.

Mais obras

Outra boa notícia anunciada aos moradores da Vila da Prata foi a reforma completa do Complexo Esportivo da comunidade, por meio da emenda parlamentar do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN). “Fizemos uma emenda no valor de R$ 300 mil, que prevê toda recuperação do complexo esportivo. Essa é uma demanda antiga dos moradores e que agora vai se concretizar em poucos dias, uma vez que a obra já foi licitada e o contrato com a empresa vencedora do certame já está assinado”, explicou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS