Vigilância Sanitária orienta consumidores em supermercados de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

Orientar e proteger o consumidor faz parte da missão da Vigilância Sanitária de Manaus, e o Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta terça-feira, 15 de março, foi o momento escolhido para fortalecer o vínculo entre o órgão, os consumidores e os estabelecimentos da cidade.

MANAUS/AM - 15-03-16  SEMSA REALIZA ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO EM SUPERMERCADOS. FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM.

A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), órgão fiscalizador da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolve um papel que vai além da inspeção de estabelecimentos e serviços e punição por práticas inadequadas. “Valorizamos o eixo educativo voltado para os consumidores e para prestadores de serviços, pois acreditamos na eficiência das ações de orientação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ao destacar o importante papel da Visa na proteção dos direitos do consumidor no campo da vigilância sanitária.

As atividades educativas do Dia Mundial do Consumidor foram realizadas pelos fiscais de saúde em redes de supermercados Veneza e Carrefour de Flores, ambos na zona Centro-Sul.

O foco do trabalho foram pessoas em compras, manipuladores de alimentos e demais funcionários dos estabelecimentos, para quem os fiscais falaram sobre os cuidados com higiene, conservação, armazenamento e outras medidas para a manutenção de produtos. Durante a manhã, as atividades foram realizadas nos supermercados
“Nossa intenção é inserir a Vigilância Sanitária na rotina da sociedade, para que estejamos junto ao consumidor, orientando e atuando no momento necessário”, disse o diretor da Vigilância Sanitária de Manaus, Fernando Branco.

Para o diretor, essa conduta ajuda a evitar problemas de saúde decorrentes do consumo de produtos impróprios, como os contaminados por fungos e bactérias, por exemplo.

O gerente de alimentos do Veneza, José Gomes, parabenizou a atuação da Visa Manaus e disse que o serviço de vigilância é sempre bem-vindo. “Deixamos as equipes à vontade para realizar as fiscalizações, pois sabemos que este trabalho é como uma consultoria. Se está errado, somos notificados e nos ajustamos. Sabemos que estamos sendo inspecionados para acompanhar o padrão de qualidade estabelecido pelos órgãos fiscalizadores”, ressaltou.

Uma dica para o consumidor, em especial sobre alimento seguro e contaminação alimentar, é buscar o Disque Visa Manaus (0800 092 0123), onde poderá obter orientações sobre como avaliar a qualidade dos produtos na hora da compra.

Novo diretor

Nesta terça-feira (15), o fiscal de Saúde, Fernando Branco, assumiu o cargo de diretor da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus). Branco trabalha há 29 anos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e atuava como gerente de Vigilância em Serviços. O ex-diretor, Marco Fabris (foto), entregou o cargo na segunda-feira, 14, por motivos pessoais.

Como meta para a gestão, o diretor adiantou que a intenção é, ainda neste semestre, aumentar o número de servidores para atendimento do Disque Visa Manaus. “A ideia é a de que, ao ouvir a denúncia ou a dúvida do consumidor, o fiscal de saúde possa acionar imediatamente as equipes e disparar as ações. Precisamos do fiscal junto do consumidor”, disse o diretor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS