Vigilância: FVS-RCP intensifica ações de saúde para o Festival Folclórico de Parintins

Ações contemplam áreas das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental

Com o início do 55º Festival Folclórico de Parintins se aproximando, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), continua intensificando as ações em saúde em antecipação ao maior evento cultural de massa da região Norte.

As ações ocorrem com a finalidade de eliminar ou prevenir riscos e agravos à saúde do indivíduo e coletividade antes, durante e após a realização do festival. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância dessas ações durante o período do festival em Parintins.

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP

“Nós estamos atuando de forma integrada juntamente com a coordenação de vigilância em saúde municipal, através de fiscalizações, orientações, panfletagem em áreas de grande concentração de pessoas, e também na detecção, nas medidas de prevenção e controle de doenças que possam comprometer a saúde da população local e visitantes no decorrer do evento”, enfatiza Tatyana.

Durante esta semana, em Parintins, os técnicos da gerência de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (GVDNT), juntamente com a de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) da FVS-RCP, realizaram ações de sensibilização e orientação sexual infantojuvenil e medidas preventivas contra as IST para proprietários da rede de hospedagens em Parintins.

A ação também se estendeu para embarcações do município com a entrega de materiais educativos com a finalidade de promover um evento com saúde. A psicóloga do GDTV/FVS-RCP, Cassandra Torres, diz que a medida é necessária em virtude de que o festival reúne um número grande de pessoas.

“Nesse momento é muito importante estarmos vigilantes às formas de violência contra crianças e adolescentes, realizando mobilizações para garantir a proteção desse segmento, recomendando os canais de denúncia, as formas de reconhecimento e proteção, além da responsabilização dos que cometem a violência para os parintinenses e turistas que vieram prestigiar o evento cultural”, diz Cassandra.

FOTOS: Abrahão Graham/FVS-RCP

Além disso, dando continuidade às ações, na manhã de quinta-feira (23/06), os técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa/FVS-RCP), juntamente com a Vigilância municipal de Parintins, realizaram fiscalizações nos balneários, verificando o acondicionamento de produtos e a manipulação de alimentos, e repassando orientações sobre as boas práticas de higiene.

Também foi realizada a verificação do licenciamento sanitário observando a validade dos produtos para a população que consumirá os alimentos nesses estabelecimentos durante o festival.

Related Articles

Check Also

Close
Close