Vice-governador Tadeu de Souza recebe delegação da Áustria e destaca cultura e projetos voltados para meio ambiente

Governo do Amazonas reforça compromisso com a embaixada da Áustria em pautas sobre Amazônia e projetos para comunidades tradicionais
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Ricardo Machado/Vice-governadoria e Lucas Silva/Secom

O vice-governador Tadeu de Souza recebeu nesta sexta-feira (19/05) a delegação da Áustria, na sede do Governo do Estado do Amazonas, para tratar de projetos na área de meio ambiente e cultura tradicional, destacando a importância de discutir a Amazônia, e buscar cooperação institucional com outras nações.

“Como diz o governador Wilson Lima: toda a discussão sobre a Amazônia e os recursos da Amazônia precisa ter a participação e a voz dos amazonenses, e essa é uma excelente oportunidade de troca de experiências, e nós esperamos encontrar e receber o parlamento austríaco, cooperação institucional, e assim resolvermos os problemas históricos do estado do Amazonas, para que sejam solucionados”, enfatizou Tadeu de Souza.

Estiveram presentes ainda os secretários de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marco Apolo e o Diretor-Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente e do Diretor Presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Sinésio Isaque. Além da diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Antonia Maria Pereira e a Sra. Beatriz Ponche Teles, também do INPA.

Foram destacados durante a agenda o programa Escolas da Floresta, que reúne agendas sustentáveis e a educação técnica, as pautas indígenas, como a demarcação de território e o garimpo, o 56º Festival Folclórico de Parintins, o maior festival cultural da Amazônia, a política de desenvolvimento econômico, Zona Franca de Manaus, os ativos de floresta e sua solução econômica, a gestão do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a COP 30 entre outros.

O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, estava presente na reunião e destacou a importância de fortalecer as políticas públicas para os povos originários no Estado do Amazonas.

“Precisamos de políticas voltadas às populações indígenas na questão de defesa do nosso território e estamos tendo avanços no Governo do Estado, queremos pôr em prática políticas públicas que promovam o etnodesenvolvimento e que ajudem os parentes a terem uma vida digna em suas aldeias e em seus Territórios sem a ameaça do garimpo ilegal e sem o aumento do desmatamento da Amazônia”, pontuou Trovão.

Compuseram a Comitiva da Áustria a chefe da delegação, Petra Bayr; o Dr. Reinhold Lopatka; Sr. Nikolaus Scherak; Sra. Cornelia Ecker; Dr. Martin Graf; Sra. Petra Rund, diretora de relações internacionais do conselho nacional; o Dr. Stefan Scholz, embaixador Plenipotenciário da Áustria no Brasil; Sra. Mariane de Oliveira, Intérprete e assessora do Sr. Embaixador; Daniel Araújo, Cônsul Honorário da Áustria no Pará; e Shady Traireh, assessor consulado honorário da Áustria em Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS