Vacinação contra o sarampo em Manaus é destaque em matéria da TV internacional Al-Jazeera

Uma equipe de correspondentes internacionais, formada por produtor, repórter e repórter cinematográfico da TV Al-Jazeera, que tem sede no Catar, Oriente Médio, esteve em Manaus nesta segunda-feira, 6/8, para produzir uma reportagem destacando o processo de vacinação, implantado pela Prefeitura de Manaus, para conter o avanço do sarampo na capital.

Desde março deste ano, quando os primeiros casos suspeitos de sarampo foram registrados na capital, que há 12 anos estava livre da doença, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, determinou que fossem reforçadas as ações de combate, para criar uma barreira epidemiológica.

“Reforçamos a equipe de vacinação com a contratação de novos agentes e, por meio do nosso Decreto de Situação de Emergência, conseguimos ampliar nossa capacidade vacinal, levando ações a locais de grande movimentação de pessoas e de porta em porta nos bairros de maior incidência, além do serviço que já se faz nas Unidades Básicas de Saúde”, destacou o prefeito, reforçando que a prefeitura está fazendo tudo que é possível para tornar Manaus livre novamente do sarampo.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marinélia Ferreira, a percepção da imprensa internacional demonstra o quanto o trabalho tem alinhamento correto. “Os números também demonstram que o processo vacinal, operacionalizado em todas as zonas geográficas da cidade, possibilitou que mais de 90% da meta fosse atingida”, afirmou.

O trabalho desenvolvido em Manaus para conter o avanço da doença chamou a atenção da emissora internacional de TV, que tem correspondentes na América do Sul. Os profissionais de televisão estiveram na Escola Municipal República do México, na rua Sargento Sombra, Flores, zona Centro-Sul, onde registraram a vacinação em estudantes que estão dentro da cobertura vacinal contra ao sarampo.

Segundo o repórter Daniel Schweimler, a matéria vai mostrar o quanto o trabalho realizado em Manaus é difícil, porém com resultados positivos. Ele explicou que esta é a segunda vez que vem ao Amazonas e que sai daqui, sempre, com boas histórias para contar. “Nós vamos mostrar o trabalho de vacinação realizado em São Paulo, mas vamos dar ênfase ao processo implantando aqui em Manaus”, confirmou Daniel.

A equipe da TV Al-Jazeera ainda esteve na Policlínica Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, para mostrar a vacinação em crianças, jovens e adultos. O telejornal que vai exibir a matéria é reproduzido em 180 países, em idioma inglês.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close