Unidades móveis da prefeitura atendem usuárias em novos endereços nas zonas Norte, Leste e Oeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação/Semsa

Moradoras dos bairros Nova Cidade, Tancredo Neves e Compensa, situados respectivamente nas zonas Norte, Leste e Oeste, vão receber atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, a partir da segunda-feira, 13/5. Nas zonas Sul e rural, as demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem em seus endereços atuais.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher buscam fortalecer a cobertura da atenção primária para a população feminina, garantido o acesso de usuárias aos serviços e procedimentos da assistência básica, com ênfase no atendimento pré-natal e na prevenção e rastreio do câncer de mama e do colo do útero.

“O serviço é voltado prioritariamente para aquelas mulheres que vivem em áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais. As unidades móveis nos permitem ir até onde estão essas usuárias, para que elas tenham mais facilidade ao buscar atendimentos da assistência básica”, assinala a titular da Semsa.

Shádia destaca que o serviço móvel, implementado no final de julho do ano passado, contabilizou, até o último mês de abril, mais de 94,3 mil procedimentos de saúde realizados para a população feminina. “Iniciamos com três unidades, atuando nos Distritos de Saúde Norte, Leste e Oeste. Em abril, passamos para cinco unidades e ampliamos o serviço para as usuárias dos distritos Sul e Rural”.

Locais de atendimento

No Nova Cidade, as usuárias poderão buscar o atendimento do serviço itinerante da Semsa na avenida Curaçao, quadra 33, próximo da escola estadual Professor Dorval Varela Moura. As moradoras do Tancredo Neves, por sua vez, deverão se dirigir à rua Ágata, na comunidade Nova Floresta. Nos dois locais, as estruturas móveis têm previsão de funcionamento até a sexta-feira, 17/5.

A unidade móvel que atua na área de abrangência do Distrito de Saúde (Disa) Oeste passará a receber a população feminina na rua Cecília Bernardo Cabral, atrás da Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas. O atendimento continua no endereço até o dia 31/5.

No Distrito Sul, o serviço itinerante da Semsa mantém base na rua Desembargador Felismino Soares, nº 215, bairro Colônia Oliveira Machado, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Gustavo Capanema. No Disa Rural, a estrutura móvel segue ao lado da USF Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no Km 41 da rodovia BR-174. As unidades têm funcionamento previsto nesses locais até 24/5.

Todas as cinco Unidades Móveis de Saúde da Mulher funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h, com atendimento exclusivo para a população feminina. Para acesso aos procedimentos e serviços de saúde, as usuárias devem se dirigir às estruturas em posse do documento de identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os serviços e procedimentos da atenção básica ofertados nas unidades incluem atendimento pré-natal, consultas médicas e de enfermagem, mamografia, coleta e exame preventivo, ultrassonografia, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa

Zona Norte

Avenida Curaçao, s/nº, quadra 33, bairro Nova Cidade, próximo da escola estadual Prof. Dorval Varela Moura

De 13 a 17/5

Zona Leste

Rua Ágata, comunidade Nova Floresta, bairro Tancredo Neves

De 13 a 24/5

Zona Oeste

Rua Cecília Bernardo Cabral, s/n°, bairro Compensa, atrás da USF Leonor de Freitas

De 13 a 31/5

Zona Sul

Rua Des. Felismino Soares, nº 215, bairro Colônia Oliveira Machado, ao lado do Cmei Gustavo Capanema

De 6 a 24/5

Zona Rural

USF Ada Viana, na comunidade Nova Canaã, no Km 41 da rodovia BR-174

De 6 a 24/5

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS