UFAM oferece atendimento gratuito para a emissão da declaração de IRPF 2015

Na 5ª edição consecutiva, o Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas(UFAM) realiza, de 22 a 24 de abril, atendimento aos contribuintes para a emissão da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015).

site_receita_federal

A atividade objetiva orientar a comunidade universitária sobre a realização do procedimento. Na solenidade de abertura, o auditor tributário da Receita Federal, Jansen Brito, proferirá palestra sobre o tema, esclarecendo dúvidas e expondo as novidades do processo. A palestra ocorre na quarta-feira, 22, às 18h, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

De acordo com a coordenadora do evento e professora Departamento de Contabilidade (Decon)  da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Silvia Moreira, para dar agilidade ao serviço, o atendimento ocorrerá de 22 a 24 de abril, das 14h às 20h, no mesmo auditório.

Silvia Moreira alerta quanto ao serviço de atendimento, pois estão disponíveis 120 vagas. Para tanto, o contribuinte terá que realizar inscrição pelo e-mail inscricao.irpfufam@gmail.com, confirmando sua participação.

Além de realizar o agendamento, os interessados devem contribuir com 1 kg de alimento não perecível que, posteriormente será doado para instituições sem fins lucrativos. Em 2014, os donativos arrecadados foram repassados aos migrantes haitianos.

Segundo a professora, o evento é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), por meio da Ação Curricular de Extensão (ACE), que reúne alunos de períodos variados do departamento de Contabilidade cuja finalidade é melhorar a aprendizagem teórica dos alunos no que diz respeito à atualização da legislação tributária do IR da Pessoa Física e, a prática com o uso do programa e atendimento pessoal dos participantes, permitindo a interação entre outros conhecimentos.

Os interessados em elaborar e transmitir a sua declaração de imposto de renda com ajuda dos acadêmicos de Contabilidade nos referidos dias do evento devem apresentar a seguinte lista de documentação, caso possuam:

Copia da Declaração entregue no ano de 2014; Informes de Rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores;  Informes de Rendimentos de Salários, Pró Labore, Distribuição de Lucros, Aluguéis, etc.; Informações e documentos de outras rendas percebidas em 2014 (herança, doações, indenizações por ação, resgate do FGTS, etc.); Documentos comprobatórios das vendas ou alienações de bens ocorridas em 2014; Documentos comprobatórios das compras ou aquisições de bens ocorridos em 2014; Documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2014; Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja. Livro caixa; DARFs de Carne Leão; Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável); DARFs de Renda Variável; Recibos de Pagamentos de Plano de Saúde (com CNPJ da empresa emissora); Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora); Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora);  Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora); Recibos de doações efetuadas; Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT.

Importante: Quando se tratar de DECLARAÇÃO CONJUNTA com dependentes (esposa, filhos, etc.) também é necessário a apresentação da relação acima referente a eles.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close