Tribunal de Contas recebe homenagem da Aleam pelos 65 anos de existência

A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) prestou uma homenagem, na manhã de hoje (07), em uma sessão especial, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) pela passagem de seus 65 anos, a ser comemorado no próximo dia 14 de outubro.

SONY DSC
SONY DSC

Autor da propositura. o deputado estadual Orlando Cidade ressaltou em seu discurso ressaltou a importância da corte para o Estado. “O TCE foi criado para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos municípios, auxiliando o poder legislativo estadual e municipal no controle externo e tem feito com maestria. Ao longo da história é evidente a importância desse órgão para a preservação do patrimônio público”, destacou.

Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Belarmino Lins, destacou as ações do órgão ao longo dos anos e citou nominalmente cada conselheiro. “A corte de contas tem pontuado em suas ações no campo da fiscalização, da orientação e do acompanhamento do erário público. O Tribunal de Contas tem uma história para ser lembrada e inserida nos anais da sua existência”, declarou Belarmino Lins, ao parabenizar os servidores pelo aniversário.

Diante de plateia lotada, o presidente do TCE-AM, conselheiro Josué Filho, fez um agradecimento aos ex-presidentes da Corte que o antecederam, conselheiros Raimundo Michiles, Julio Pinheiro e Érico Desterro, por ter recebido uma corte com orçamento organizado, que o permitiu trabalhar com calma em meio à crise financeira que atinge o país. “Minha gratidão aos ex-presidentes que deixaram a casa organizada. É importante destacarmos ainda que o TCE, por intermédio da Escola de Contas, treinou oito mil pessoas em 2014 e a expectativa é que esse número aumente consideravelmente até o final desta gestão. Outro motivo muito importante que temos para comemorar é que hoje o TCE é uma instituição altamente transparente e aberta à sociedade. Uma corte atual e transparente”, disse.

A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades, entre elas o prefeito de Manaus, Arthur Neto, que fez questão de parabenizar o órgão e reconhecer a importância dele na história do Amazonas. “Nesses 65 anos o Tribunal de Contas alcança a maturidade de forma responsável e ética”, afirmou.

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, destacou que “o TCE tem hoje não só o poder de punir, mas compreende que é possível, e é salutar fazer com que as pessoas tenham acesso as informações e possam entender como funciona a administração pública. O TCE exerce hoje um papel pedagógico, junto principalmente aos técnicos do interior do Estado, onde é extremamente difícil conseguir mão de obra qualificada para a questão técnica das prestações de contas”.

Durante a solenidade foi entregue pelos deputados David Almeida (PSD) e Orlando Cidade uma placa comemorativa ao presidente do TCE, Josué Filho, além de certificados aos conselheiros Ari Jorge Moutinho, Julio Bernardo Cabral, Erico Xavier Desterro Silva, Julio Pinheiro, Yara Rodrigues dos Santos, Mario Coelho de Melo, Armando Andrade de Menezes e Raimundo José Michiles.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral da Aleam sob a regência do maestro Adroaldo Kauduro, apresentando as músicas regionais Paneiro e Piracema.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close