Torcedores que irão assistir aos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 ™ na Arena da Amazônia Vivaldo Lima terão à disposição linhas de ônibus especiais, disponibilizadas pela Prefeitura de Manaus, saindo de oito pontos da cidade e seguindo direto para o estádio. As linhas especiais serão exclusivas para atender os torcedores e, por isso, será exigida a apresentação do ingresso dos jogos no momento do embarque.
O diretor de Transporte Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Waldir Frazão, explica que as linhas especiais sairão de todas as zonas da cidade e são opções para quem já é usuário do transporte coletivo e para quem decidir não ir de carro ao estádio.
“Como o acesso de carros às vias do entorno da Arena da Amazônia estará restrito, haverá uma redução na quantidade de vagas de estacionamento naquela área. Por isso, as linhas especiais serão uma boa opção para o torcedor chegar ao local, pois elas seguem direto para o estádio, sem fazer paradas durante o percurso”, afirmou Frazão.
Os pontos de embarque das linhas especiais estão localizados próximos a grandes hotéis nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade e, por isso, também servirão para atender turistas que forem aos jogos.
As linhas passarão a operar ao meio-dia. A frota total será de 77 ônibus e a frequência não deverá ultrapassar dez minutos. As linhas estão divididas entre troncais e circulares. As troncais atenderão as zonas Norte e Leste, e sairão dos terminais de Integração Cidade Nova (T3), Jorge Teixeira (T4) e São José (T5). As circulares atenderão as zonas Oeste, Sul e Centro- Sul. Elas não passarão em terminais de integração.
Duas linhas partirão do centro da cidade: uma da Rua Simón Bolívar, ao lado da Praça da Saudade, e a outra da Avenida Eduardo Ribeiro, nas proximidades da Praça da Matriz. Haverá também opção de linha saindo do calçadão do Complexo Turístico da Ponta Negra, do Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa) e do Aleixo, a partir a Avenida André Araújo, perto da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz).