O oitavo navio da temporada de cruzeiros chega nesta terça-feira, 13, a Manaus com 570 pessoas. O M/S Hamburg vem de Iquitos, no Peru, e tem a língua alemã como idioma predominante. A embarcação chega às 7h no Porto de Manaus com saída prevista para às 19h do mesmo dia.
Somente no mês de janeiro a temporada vai trazer à cidade mais de dois mil visitantes. Todos serão recepcionados pela equipe da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e receberão material informativo sobre a cidade. As boas-vindas ocorrem em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que além da recepção feita pela fundação, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) também receberão reforço.
Desde o início da estação dos navios, em novembro de 2014, cerca de seis mil turistas já passaram por Manaus. A expectativa é que até maio desde ano, com o término da temporada, mais de 15 mil pessoas tenham passado pela cidade. Os navios vêm de locais distintos, como o Caribe, Peru, Uruguai e até da Europa.
Economia
Segundo dados da Amazonastur, a temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos vai injetar na economia do Estado cerca de U$ 3,3 milhões. O valor é 12,81% maior em relação à temporada passada, quando o valor deixado pelos turistas foi de U$ 2,9 milhões. Outro ponto positivo é o aumento do número de navios norte-americanos, com 10 transatlânticos. Na última temporada, foram apenas sete navios.
Parceiros
A temporada conta com o apoio do Grupo de Gestão Integrada (GGI-Turismo) do qual fazem parte os órgãos que atuam direta ou indiretamente no receptivo dos navios, como as polícias Federal, Militar e Civil, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Manauscult, Amazonastur, a administração do porto, entre outros.