TCE-AM dá início a Painel Internacional sobre democracia e desenvolvimento virtual e digital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Com tema voltado para desenvolvimento virtual e digital, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) deu início, na manhã desta segunda-feira (7), à  2ª edição do Painel Internacional: “Democracia e Desenvolvimento nas Dimensões Digital e Virtual”. O primeiro dia de evento, que acontece até esta terça-feira (8), teve palestras especiais dos professores-doutores Andrea Pisaneschi e Enrique Jesus Péres, de universidades da Itália e Espanha, respectivamente.
Realizado em parceria entre a Escola de Contas Públicas (ECP) e a Escola de Direito da Alfa Educação (Fadisp/Unialfa), o encontro acontece após sucesso do 1º Painel Internacional “Direito ao Desenvolvimento Sustentável e a importância da Amazônia no Mundo Globalizado”, ocorrido no dia 30 de maio de 2022. Apesar de aberto a todos os públicos, o evento é voltado principalmente para servidores públicos, gestores, acadêmicos, professores, estudantes e integrantes da sociedade civil.
Ao dar início ao encontro, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, agradeceu aos presentes e destacou o papel central da Corte de Contas e da Escola de Contas Públicas (ECP) no incentivo ao conhecimento por meio de palestras e workshops.
“O Tribunal tem feito uma série de eventos com vários parceiros e nós estamos agora iniciando um segundo painel internacional, trazendo professores de outros países, e o objetivo é permitir  o contato com essas novas ideias, novas perspectivas relacionadas ao controle externo, mas também a outros temas variados, portanto nós imaginamos que a ECP e o TCE dão, com isso, uma possibilidade de a sociedade amazonense ter acesso a essas palestras e ideias”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
Já o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, destacou a importância do encontro devido ao fato de que vivemos, segundo ele, uma revolução digital.
“Hoje, ninguém desconhece, nossas vidas passam por profundas transformações, o que é inerente à história da humanidade, que é permeada por grandes revoluções nos seus modos de vida. Exatamente por isso é tão oportuno reunir esse grupo qualificado de estudiosos, que nos mostram como devemos entender os dias presentes, como devemos nos adaptar a eles e, também, como utilizar os seus mecanismos para construir uma sociedade melhor e mais democrática”, apontou o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello.
Palestras
Dando início ao ciclo de palestras, o primeiro dia foi marcado pela apresentação do professor  Andrea Pisaneschi, titular da Universidade de Siena, na Itália, que ministrou palestra sobre o tema  Investimento Estrangeiro, Autoridades Reguladoras do Mercado e Sanções Administrativas.
Durante a sua apresentação, o professor falou principalmente sobre as mudanças de realidade nos países imposta pelas diferentes alterações geopolíticas, além do aumento das desigualdades no mundo. “A diferença entre as nações ricas e pobres foi intensificada nas últimas décadas, ou seja, o modelo não intervencionista por parte do Estado está em decadência”, comentou o professor, ao citar a diferença entre atuação estatal e privada em temas políticos e sociais.
A segunda palestra do dia foi comandada pelo professor Thiago Matsushita,da Escola de Direito da Alfa Educação (Fadisp/Unialfa), que tratou sobre o tema “Ordem Constitucional Econômica, Desenvolvimento e Novas Tecnologias”.
“A nossa pretensão foi conversar um pouco sobre a importância do desenvolvimento, mostrando que ele não possui apenas um vértice, ou seja, não é apenas o desenvolvimento econômico que importa, mas também o social, político e cultural, até porque vivemos em um país multicultural, com diversas opiniões e grande amplitude de convencimentos e conhecimentos e a gente precisa trazer essas outras dimensões tão importantes para o nosso país no nosso debate”, disse.
Programação
O Painel Internacional terá continuidade nesta terça-feira (8), a partir das 9h. O segundo dia de evento terá palestra do professor Enrique Jesus Martínez Pérez, titular da Universidade de Valladolid, na Espanha, que irá ministrar palestra focada nos temas Democracia, Mundialização da Economia e Papel dos Organismos Internacionais, além do professor Lauro Ishikawa, da Fadisp/Unialfa, que trará o tema ‘Sustentabilidade, Rede de Soluções e Novo Modelo de Desenvolvimento Humano na Dimensão Digital’.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS