TCE-AM assina termo de cooperação técnica com Controladoria Geral do município para troca de experiências

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, e o controlador-geral do município de Manaus, Arnaldo Gomes, assinaram, nesta segunda-feira (22), um termo de cooperação técnica para troca de experiências entre as duas instituições.
A solenidade foi realizada no Plenário da Corte de Contas e contou com a participação de 40 servidores da Controladoria Geral do Município de Manaus (CGM), além de servidores do TCE-AM.
“A cooperação técnica envolve várias frentes de trabalho, treinamento e cooperação na troca de informações. O papel de cada um é diferente, mas ambos dentro do sistema de controle. Precisamos fazer esse trabalho em Manaus e em outras estruturas públicas a fim de ampliar a interação entre controle externo e interno”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.
A cooperação técnica entre o TCE-AM e a CGM já existe desde 2010 e tem o objetivo de alinhar rotinas das duas instituições, integrando as ações de controle externo e interno do poder executivo, através da harmonização das atividades constantes de seus planejamentos e do compartilhamento de informações e de recursos materiais, humanos e tecnológicos.
O controlador-geral do município, Arnaldo Gomes, ressaltou a importância de ter um elo estabelecido com o TCE-AM para não só realizar com competência profissional as atividades de auditoria, mas internalizar ações como as do Programa de Integridade que já está implementado na Corte de Contas.
“A renovação do acordo junta os controles das instituições para avançar nas ações que são de nossas competências. Sobretudo, ganhar racionalidade, evitar retrabalho, unir esforços para crescer nas atividades de governança e gestão. É muito importante a troca de experiências do controle externo com o controle interno da prefeitura de Manaus, pois assim como o Tribunal lá na CGM também estamos implementando o Programa de Integridade, que melhora a eficiência de todos”, ressaltou o controlador-geral Arnaldo Gomes.

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close