SSP-AM registra redução de 40% de ocorrências durante o 49º Festival Folclórico de Parintins

FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM
FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) aponta redução de 40% do número de ocorrências registradas em quatro dias de eventos, desde a Festa dos Visitantes até o último dia de apresentação dos bumbás no 49º Festival Folclórico de Parintins. O baixo número de ocorrências coloca a edição de 2014, como uma das mais tranquilas dos últimos anos.

Segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), instalado em Parintins durante o evento, em 2013 foram registradas 133 ocorrências de crimes contra 80 neste ano. Do total deste ano, a maioria 65 casos foi de furto. Foram também registrados 12 casos de lesão corporal, alguns casos de violência doméstica, e três de roubo.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, a redução expressiva no número de ocorrências neste ano, segue a mesma tendência dos anos anteriores. “Todo ano montamos esse grande esquema de segurança para atender os visitantes e os moradores da cidade durante o festival. Neste ano, estávamos com um efetivo de cerca de mil policiais militares, civis e bombeiros”, disse.

 Vital destaca que o grande diferencial deste ano foi a atuação do Programa Ronda no Bairro, implantando no município em dezembro de 2013. “Com o Ronda no Bairro temos o policiamento ostensivo mais que reforçado em todos os bairros da cidade. Com certeza, tivemos um dos festivais mais tranquilos dos últimos anos”, disse.

O comandante da Operação Parintins da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Brandão, informa que nenhuma ocorrência grave foi registrada desde o dia 27 de junho, na Festa dos Visitantes, até à ultima noite de apresentação, neste domingo. “Nenhum caso de homicídio ou tentativa de homicídio foi registrado. Destacamos ainda que, no caso de roubos, a redução também foi muito expressiva, 66%, comparado com o ano passado”.
Ação integrada – Toda a ação de Segurança durante o Festival foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da SSP que reúne diversos órgãos das esferas estadual, municipal e federal. A Operação Parintins contou com cerca de mil servidores somente da área de Segurança Pública, com a participação dos órgãos do sistema: Polícia Civil (PC), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close