SSP-AM implanta ferramenta virtual de controle de viaturas e efetivo em serviço para acelerar resposta às ocorrências

 
Tecnologia que engloba todas as informações da segurança pública do Amazonas, o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) agora tem capacidade de fazer o monitoramento online de viaturas, armamentos, equipamentos e efetivo em serviço. A novidade foi apresentada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) nesta quinta-feira (28/12), durante reunião do grupo que gerencia o sistema, formado por representantes das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Com o aperfeiçoamento do Sisp, a Secretaria de Segurança deve ampliar o controle sobre a estrutura operacional das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), facilitando a tomada de decisões de gestores nas ações diárias para atendimento de ocorrências. A medida é parte das mudanças propostas pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, para dinamizar a área.
“Dos procedimentos internos das Polícias no atendimento da ocorrência até a entrega do processo à Justiça, a ideia é que tudo seja informatizado e possa ser controlado pelo sistema, o que também nos dará maior robustez nas estatísticas e integração do trabalho dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública do Estado”, ressalta Bosco Saraiva.
Gestão compartilhada – Semana passada, Saraiva determinou a gestão compartilhada do Sisp. Antes, o sistema era controlado por apenas um servidor. Agora, o grupo é formado por gestores da SSP-AM, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-AM.
“O Sisp é um sistema em que os agentes de segurança podem consultar todos os crimes ocorridos no Estado. É possível saber se houve o registro de um B.O, se um suspeito responde a algum processo, se teve passagem pela polícia. É o sistema que a segurança pública do Amazonas utiliza para o controle e a produção de estatísticas, e a nossa ideia é propor melhorias. Cada força, dentro da sua área está fazendo isso”, esclareceu o chefe de Tecnologia da Informação da SSP-AM, Luciano dos Santos.
Sugestões de mudanças – Na reunião desta quinta-feira com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), os gestores também sugeriram outras mudanças, como a revisão de perfis, ampliação do controle de acessos e novas regras de filtragem de informações por competência de cada força. De acordo com o chefe de tecnologia da SSP-AM, um cronograma será definido junto a Prodam para que as novas sugestões saiam do papel.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close