Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), realizou a entrega de mais de 100 unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), nesta sexta-feira (29/09). A atividade ocorreu durante a conclusão de uma ação de cidadania, nas comunidades ribeirinhas Jaraqui e Santa Maria, zona rural de Manaus.
A primeira etapa da ação social ocorreu no dia 12 de setembro em parceria com a Prefeitura de Manaus, que mapeou os locais que necessitavam da ação e ajudou na organização da atividade.
Segundo o diretor do IIACM, Mahatma Porto, o objetivo é levar o serviço da nova CIN para todos os cidadãos amazonenses. “A nossa missão é justamente essa, trazer essa documentação até às mãos do cidadão, seja para a capital, Manaus, interior ou comunidades. Enfim, para todo o Estado do Amazonas”, ressaltou o diretor.
Satisfação
A pescadora artesanal Maria Jeane Souza aproveitou a oportunidade para levar os dois filhos para tirar a documentação e ficou satisfeita com o período de entrega da nova CIN, que foi de apenas 17 dias.
“Aqui é muito difícil o acesso à internet, para agendar, para tirar os documentos, mas eu consegui tirar a identidade do meu filho e da minha filha. Estou muito feliz, não esperava e agora e foi bem rápido”, disse a pescadora.
Para o líder comunitário Raimundo Leite, a ação foi um feito histórico para a comunidade, que sentia muitas dificuldades para efetuar o agendamento, devido à falta de acesso à internet. Para ele o serviço da equipe do IIACM foi excelente e feito de forma imediata para ajudar a população a ter acesso aos benefícios do governo estadual, principalmente durante esse período de estiagem que afeta o Amazonas.
“Isso garante que os serviços que o Governo do Amazonas está fazendo para a população cheguem para todos, e de forma excelente”, finalizou Raimundo.